As seleções que representarão o Brasil nos Campeonato Pan-Americano e Sul-Americano das categorias sub-17 e sub-20 chegaram na madrugada desta quinta-feira em Santiago, no Chile. Os atletas receberam uma rápida orientação da comissão técnica das categorias de base da Confederação Brasileira de Judô e foram encaminhados para os quartos. Quatro gaúchas integram a delegação.
Nesta quinta-feira está previsto um período de treino para os atletas e o congresso técnico que definirá as chaves dos dois eventos. A competição tem início na sexta-feira e vai até domingo, dia 11. Dentre os 64 atletas brasileiros na delegação, estão as gaúchas Mariana Braga, Camila Barreto, Aléxia Castilhos e Dione Barbosa.
Antes do embarque, o grupo passou três dias de concentração em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo. “Este período de treinamento foi excelente para concentrarmos os atletas para a disputa desta competição”, conta o coordenador técnico das categorias de base da CBJ, Luiz Romariz.
O período também foi aprovado por Dione Barbosa. “Foram bem intensos apesar de três dias. Na minha opinião foi fundamental para a integração do grupo. Entramos em clima de competição total e agora estamos prontos para competir”, destacou ela, que lutará no sábado, pelo Pan-Americano sub-20.
A primeira gaúcha a subir no tatame em Santiago será Aléxia Castilhos. Ela lutará sexta-feira, no Pan-Americano sub-17. Depois de Dione, no domingo, será a vez de Camila Barreto e Mariana Braga, que disputam respectivamente o Sul-Americano sub-20 e sub-17.