A Seleção Brasileira encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Paris com cinco medalhas, neste domingo, dia em que os atletas do PAís não chegaram ao pódio. Foi o melhor desempenho da história em números de medalhas, superando Rio 2007 e Tóquio 2010, ambos com quatro.
Rafaela Silva (57kg) e Leandro Cunha (66kg) foram prata, enquanto Sarah Menezes (48kg), Mayra Aguiar (78kg) e Leandro Guilheiro (81kg) ficaram com a medalha de bronze. No total, o Brasil tem 28 medalhas em Mundiais: quatro ouros, sete pratas e 17 bronzes.
“Atingimos a meta de conquistar o maior número de medalhas e tínhamos possibilidade concreta de ganhar pelo menos um ouro. Esses cinco pódios mostram que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley. “A CBJ continuará com investimento maciço na preparação olímpica para Londres 2012”, prometeu ele.
Mundial por equipes é neste domingo
Neste domingo os atletas voltam ao tatame para as disputas por equipes. Participam do Mundial por Equipes 16 países no masculino e outros 16 no feminino, classificados a partir dos resultados nos últimos campeonato continentais. O Brasil é o atual vice-campeão mundial por equipes no masculino.
Na primeira rodada por equipes no feminino, o Brasil enfrenta a França. No masculino, o adversário será o Uzbequistão. Na competição por equipes, avança o país que vencer mais confrontos em cinco categorias: meio-leve, leve, meio-médio, médio e pesado. Não há disputas entre ligeiros e meio-pesados.