Foi realizado nesta segunda-feira o sorteio das chaves do Campeonato Mundial sênior, que começa terça, em Paris. Esta edição terá a presença de 880 atletas de 132 países. Três judocas treinam no Rio Grande do Sul: Felipe Kitadai, Maria Portela e Mayra Aguiar. Kitadai sobe no tatame logo no primeiro dia. Na sexta, será a vez de Portela e Mayra tentarem o título mais importante da temporada.
Clique aqui para ver as chaves do Mundial
Felipe Kitadai começará sua trajetória já na segunda rodada do peso ligeiro. Atual número 14 do mundo na categoria, ele enfrentará o vencedor do confronto entre Pavel Petrikov (35º no ranking mundial), da República Tcheca, e Houmed Hagui. No mesmo dia, Sarah Menezes e Leandro Cunha tentarão levar o Brasil ao pódio.
Na sexta-feira, as gaúchas Maria Portela e Mayra Aguiar lutam em Paris, pelas categorias médio e meio pesado, respectivamente. Tal qual Kitadai, Maria Portela (19ª do mundo) também estreará na segunda rodada no Mundial. Ela vai encarar a vitoriosa no duelo entre a canadense Kelita Zupancic (11ª no ranking) e a alemã Kerstin Thiele (16ª).
Já Mayra Aguiar, que entra como uma das principais esperanças de medalha para o Brasil, enfrentará Hortence Atangana, de Camarões, no primeiro confronto do Mundial. Atual número 5 entre as meio pesados e cabeça de chave do torneio, Mayra tem como objetivo melhorar o resultado do Mundial do ano passado, quando tornou-se a primeira brasileira a chegar em uma final da competição, conquistando a prata.
De acordo com o técnico do trio na Oi/Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, os representantes do judô gaúcho estão bastante motivados. “Os três já estão no peso ideal para a competição e não têm qualquer tipo de dores. Falei com eles após o treino desta segunda e os achei muito motivados”, contou Kiko, que está postando textos e fotos de Paris diariamente em um blog da Federação Gaúcha de Judô.