Inter projeta voltar a ser um dos grandes no Estado

Professores Marcelo Cardoso,     Cláudio Martins e Luiz Alberto Moraes comandam o judô colorado ! Foto: site do InterPouco a pouco, um gigante do judô gaúcho está renascendo. E, colecionador de taças no futebol, o Inter volta disposto a faturar troféus também quando representado por atletas de quimono. Mas trata-se de um projeto a longo prazo, que reiniciou em fevereiro deste ano e já começa a dar frutos, como no Campeonato Citadino, em que o clube foi o vice-campeão, na semana passada.
O bom resultado, contudo, não chegou a ser surpresa para os colorados. “Era uma meta nossa”, revela o professor Cláudio Martins. Para explicar o objetivo, ele remonta a história do judô no Inter: “Ano passado treinávamos na Esef. Em fevereiro, com a vinda do professor (Luiz Alberto) Moraes para cá (Beira-Rio), viemos e desenvolvemos o nosso trabalho. O clube abriu as portas para nós”.
Formada a base na Esef, o horizonte em 2011 é maior: “Como em 2010 ficamos na terceira posição. A meta, agora, era forçar um pouco mais e crescer. Conseguimos isso”, destaca ele, que dá aulas no Inter junto com o professor Marcelo Cardoso e o sensei Moraes. Material humano não falta: “Temos 120 atletas filiados à Federação Gaúcha de Judô”. Nenhum paga mensalidade, segundo o professor. “É trabalho voluntário.”
E na base do amor e do comprometimento com o judô, Cláudio vislumbra um futuro com “feitos relevantes”, bem como diz o hino do Inter: “Tem uma safra boa que está vindo. Por enquanto, beliscam segundos e terceiros lugares. Ano que vem, acredito que teremos mais espaço nas seleções gaúchas de base”, projeta. Atualmente, os principais nomes do judô do Inter são Andréia Rocha e Jorge Alex. “São nossos expoentes.”
Para seguir neste trabalho, os judocas do Inter treinam três vezes por semana: segundas, quartas e sextas, a partir das 19h30min. De acordo com Cláudio, as atividades são abertas: “É só chegar”, convida.

“A gente não está para brincadeira”, destaca o sensei Moraes

Colorado “desde criancinha”, o professor Luiz Alberto Moraes avavaliza as palavras de Cláudio Martins e acrescenta: “A gente não está para brincadeira”. No que depender dele, o judô no clube terá continuidade e voltará a alcançar as conquistas dos anos 80, as quais recorda bem: “O Inter era imbatível. Foram nove anos em que a base das Seleções Gaúchas todas eram do Inter e que houve muitos atletas de qualidade”.
O primeiro passo, conforme as suas projeções, foi dado com o vice no Campeonato Citadino. Como a logística impediu o clube de participar da Copa Teresópolis, no próximo sábado, o foco agora está voltado principal para o Estadual. A partir do ano que vem, as aspirações ficam ainda maiores: “Queremos entrar em 2012 com força total”, afirma.

Lutar pelo clube do coração motiva mais

A favor do Inter neste plano de crescimento pesa a forte torcida no Rio Grande do Sul. “O pessoal se motiva mais ao representar o clube do coração”, conta o sensei Moraes. “Tem alguns por aqui que são fanáticos pelo Inter”, brinca ele. “Essa motivação, numa luta, pode ser um fator diferencial para o atleta vencer.”

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

17 respostas

  1. AOS AMIGOS, PROFºS Moraes. Claudio Martins e Marcelo CArdoso, desejo sucesso e que o futuro seja bem próximo nos resultados tanto nas competições como no dojo.
    Pois o Rio grande do Sul, precisa de mais empreendedores dedicados a nossa causa.
    O judô, por excelência, é uma modalidade que mais se adapta as necessidades atuais de não violência, anti-stress, formação de caráter e relacionamento social; formando um ambiente que elimina muito os vícios nocivos a saúde.
    Nós, da CAJu, parabenizamos o resultado obtido no CITADINO, e torcemos para que um Inter seja mais uma força do judô gaúcho.
    No tatame seremos adversários, mas no social e meio esportivo seremos batalhadores por dias melhores.
    Parabéns e muito trabalho e que colham muitas realizações positivas
    Prof. Flávio Pereira
    Presidente da CAJU

  2. Fui testemunha ocular das glórias do Judô do Inter, sem dúvida uma potência que deixou saudades, abrindo uma lacuna a espera deste importante retorno.
    Felicidades ao Prof. Moraes, Prof. Claudio e Prof. Marcelo.
    Estou torcendo muito.

  3. Tenho acompanhado de perto o árduo trabalho dos professores e a dedicação de seus alunos para essa conquista. Conquista esta que deverá ser a primeira de muitas, visto o desempenho, comprometimento e talento dos mesmo. Mais uma vez Parabéns atletas e professores por este resultado.

  4. Desculpem tamanha ignorância ,mas apesar de ser Gaúcha não sabia que no Inter tinha Judô também.
    Eu gosto muito de esporte apesar de não praticar nenhum, acho que todas as crianças deveroiam praticar algum tipo de esporte e o Judô com certeza é um esporte muito bom.
    Pelo pouco que sei no Judo se aprende educação, concentração, respeito e isso é muito bom para todos.
    Parabéns ao Inter.

  5. Agradeço por todos ensinamentos dos professores do INTERNACIONAl, comecei la meu aprendizado e levo hj no meu dia dia, e com certeza esse recomeço vai trazer muitos frutos, tenho certeza disso. Sucesso professores, estarei ai em breve novamente, mas os estudos me ocupam.. abraços…

  6. Meu resumo é de 3 principais fatores para estes acontecimentos surpreendentes dos técnicos CLÁUDIO MARTINS, MARCELO CARDOSOS E MORAES:
    COMPETÊNCIA é o verdadeiro sinônimo para estes resultados que começam a aparecer, como conseqüência do magnifico trabalho destes excelentes profissionais.
    ADMIRAÇÃO pela dedicação e determinação para almejar e conseguir o objetivo.
    CERTEZA de um futuro muito próximo BRILHANTE com muitas surpresas positivas com os atletas do INTER e resultados como merecimento.
    Estarei nesta luta com vocês sempre, porque faço parte deste time e logo voltarei a contribuir com meus pontos nestas classificações em cima do tatame.
    Acredito que nada é por acaso e neste destino…que nos colocou no mesmo caminho…a vitória será pouco pra nós, porque o bom não é o suficiente.
    Parabéns e rumo a mais e mais conquistas, sempre pensando no atleta primeiro e não em status somente para o clube.
    Quem teme perder já esta vencido e nós somos verdadeiros guerreiros!!!!
    Obrigada por tudo aos três técnicos!!!
    Telma Cunha

  7. Apesar de ser gremista, quero deixar aqui o registro de dizer que tenho muito orgulho pelo trabalho do sansei Claudio Martins, sabemos do seu potencial e sua dedicação a este esporte e parabéns tbém ao esporte clube Internacional e toda sua comissão técnica.

  8. Se é Irmão da Fernandinha e cunhado do Adauto e melhor ainda Colorado, tudo de bom… Boa Sorte só coisa boa na sua vida,.

  9. Parabéns e sempre muito sucesso.
    Cláudio, admiro muito a tua garra e a tua trajetória de vitórias!
    Parabéns a toda equipe!

  10. Parabens!!!!! a toda direção e equipe, mas se destaca o trabalho do Professor Carlos Martins, tudo isso não é não por acaso.
    Marcelo Filipetto

  11. é só o começo isso, nós que treinamos lá, sabemos do potencial do clube, os senseis são muito bons…

  12. Parabéns a todos: Senseis Cardoso, Cláudio e Moraes, pelo excelente trabalho… e a todos os judocas também… Estamos juntos… Abraço

  13. Parabéns pelo projeto. Tem tudo para render muito em pouquissimo tempo. Não duvido da capacidade e qualidade pessoal e profissional destes três grandes professores.
    Sucesso hoje e sempre.

  14. OBRIGADO PELO SEUS ENSINAMENTO SENSEIS MORAES,CARDOSO E CLAUDIO!HOJE SOU O QUE SOU E ME TORNEI UMA PESSOA COM UMA BOA PERSONALIDADEPOR CAUSA DE VOCES!MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *