A gaúcha Aléxia Castilhos vai tentar um título inédito para o judô do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Ela representará o Brasil no Campeonato Mundial sub-17, que é disputado em Kiev, na Ucrânia. O evento começou hoje e a equipe verde e amarela já conquistou três medalhas – um ouro e dois bronzes.
Uma das grandes promessas da base gaúcha, Aléxia já é uma judoca experiente, apesar da pouca idade. Por duas vezes, em 2010 e 2011, representou o País em competições na Europa – e voltou com medalha em ambas oportunidades. Além disso, já subiu no pódio em torneios nacionais.
“Ela é uma das nossas apostas para os Jogos Olímpicos de 2016”, comenta o treinador dela na Sogipa e diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “Pouco a pouco, ela está construindo a sua história e aposto que vai ter muito sucesso”, completa.
Na Ucrânia, Aléxia começará contra a inglesa Lucy Renshall. Antes de viajar, a gaúcha confidenciou: “Estou um pouco ansiosa”. Porém, graças aos torneios já disputados fora do Brasil, ela confia que terá tranquilidade: “Hoje conheço minhas adversárias. Sei o que devo fazer para tentar vencê-las”.
O Campeonato Mundial sub-17 está em sua segunda edição. Participam da competição 570 atletas de 55 países. Aléxia luta na categoria 52 kg. As lutas ocorrem também para os judocas dos pesos 48 kg, 60 kg e 66 kg.
Uma resposta
BOA SORTE ALEXIA,ESTAMOS NA TORCIDA.