O Campeonato Estadual por equipes, que ocorre neste sábado, em Porto Alegre, foi o motivo de preparação especial em diversos clubes gaúchos. Para a disputa, 45 equipes, das categorias mirim a veteranos, se inscreveram junto à secretaria da Federação Gaúcha de Judô. As lutas começam às 9h15min.
• Acesse a programação do Estadual por equipes
“A nossa preparação está de vento em popa”, afirma o técnico da Kiai, e coordenador de equipes da FGJ, Douglas Pötrich. “Conseguimos centralizar o nosso treinamento nas últimas semanas. Vamos com sete equipes e elas estão motivadas”, acrescenta.
Douglas destaca ainda a presença dos judocas internacionais da Kiai, como Camila Barreto, Giovani Góes, José Lucas Clossi, Brener Marcon e Paula Lebeoutte. “São experientes e puxam o grupo para cima. Eles motivam a equipe a correr atrás. Os colegas os veem se destacando e querem isso também.”
No GN União, a preparação se baseou na estratégia. Segundo o diretor do departamento de Judô, César Cação, o fato de a competição ser por equipes é assunto para conversa entre os atletas. “Eles gostam muito dessa modalidade”, diz ele, que conversou os judocas unionistas para que eles saibam o momento de segurar a luta e quando ir para cima. “Às vezes um empate pode ser decisivo”, exemplifica.
Sem problemas com lesão, Cação definiu o grau de preparação que o GN União chegará no sábado: “Estamos afiados”.
Quem também chegará afiado é a equipe da Physio, de Bento Gonçalves, autora de algumas das façanhas neste ano. “Estamos colhendo os frutos que começamos a plantar em 2008”, conta o professor André Oliveira. “Tivemos uma boa ascenção neste ano e queremos melhorar o resultado do ano passado, quando uma equipe nossa foi vice-campeã.”
Para isso, ele confirmou uma preparação especial junto aos atletas: “Tem sido passado a importância desta competição”. Na Sogipa, ele apostará nos mais experientes para puxar o grupo.
