A Confederação Brasileira de Judô confirmou nessa terça-feira as datas do Campeonato Sul e Pan-Americano das categorias sub-17 e sub-20. O evento ocorrerá entre 7 e 11 de setembro, em Santiago, no Chile. O Rio Grande do Sul tem cinco atletas classificados, dentre os 64 que representarão a equipe verde e amarela.
O Brasil terá a maior delegação da sua história em um torneio de categorias de base, com 81 pessoas envolvidas. A seleção lutará mais uma vez para manter a hegemonia continental da modalidade. Desde 2002 o país fica na primeira colocação no quadro geral de medalhas tanto no Sul-Americano quanto no Pan-Americano.
Os 64 atletas que representarão o Brasil no evento foram definidos após seletivas realizadas no Rio de Janeiro e em Teresina (PI), no mês de junho. Na categoria sub-20, Dione Barbosa e Camila Barreto vão disputar, respectivamente, o Pan e o Sul-Americano. No sub-17, Aléxia Castilhos, Manoela Braga lutarão no Pan, enquanto Mariana Braga competirá no Sul-Americano. Outros seis judocas gaúchos estão entre os reservas da equipe.