Pelo ranking de hoje, Maria Portela estaria em Londres

Portela está próxima de Londres | Foto: Guto Marcondes / FOTOCOM.NETA Federação Internacional de Judô divulgou a atualização do ranking mundial nesta segunda-feira, após o encerramento da Copa do Mundo de Miami. A boa notícia para o judô gaúcho é a subida de Maria Portela na categoria médio. Agora, ela é a 17ª do mundo e hoje já estaria classificada para os Jogos Olímpicos de Londres.
Em Miami, Portela conquistou a medalha de bronze e acumulou mais 40 pontos no ranking mundial. Pela última versão do ranking, Felipe Kitadai e Mayra Aguiar também estariam garantidos em Londres-2012. Taciana Lima, 19ª entre os ligeiros, também teria sua vaga nos Jogos se não fosse o fato de a brasileira Sarah Menezes estar na quarta posição da mesma categoria.
Com nove atletas entre os top-10 do mundo, o Brasil estaria garantido em todas as 14 categorias nos Jogos Olímpicos. Confira os gaúchos melhores posicionados:
Felipe Kitadai – 15º
Walter Santos – 28º (com regra de descartes, assume o 21º lugar)
Taciana Lima – 19º (com regra de descartes, assume o 12º lugar)
Maria Portela – 17º (com regra de descartes, assume o 15º lugar)
Mayra Aguiar – 5º
Rochele Nunes – 28º

Entenda o ranking

Segundo a regra estabelecida pela FIJ em 2009, os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocadas na lista garantem vaga nos Jogos. Apenas um atleta por país garante vaga. No caso de Maria Portela, o Brasil pode fazer uso do direito à cota continental.
Pelo ranking, estabelecido na temporada de 2009-2010 (de maio a abril), os pontos adquiridos em competições naquele ano perdem 75% do valor até o fechamento da lista Olímpica em 30 de abril de 2012. Os pontos de 2010-2011 valerão 50% do total e, a partir de maio de 2011 até abril de 2012, os pontos serão 100% computados. Valem pontos no ranking os Campeonatos Mundiais, Masters (Top 16), Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo.
Acesse o ranking completo (versão 04/07)

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *