Sete atletas do Rio Grande do Sul embarcam neste domingo para São Paulo. Eles integram as seleções brasileiras das categorias sub-17 e sub-20 e na próxima quarta-feira, embarcaram para 17 dias de torneios e treinos na Europa, tal qual participou a gaúcha Aléxia Castilhos no mês passado, graças a ação da Confederação Brasileira de Judô.
Desta vez, a delegação será ainda maior e terá 64 atletas das duas categorias. Carolynne Hernandes, Manoela Braga, Giovani Góes e Brener Marcon foram convocados pela equipe sub-17. Paula Leboutte, José Lucas Clossi e Afonso Baldigem integram o selecionado sub-20.
Nos 17 dias em solo europeu, o Brasil sub-17 compete e treina em Teplice, na República Tcheca, e Ploiesti, na Romênia. Os integrantes da delegação sub-20 terão compromissos na cidade russa de São Petesburgo e em Lignano, na Itália.
“Sabemos que agora as dificuldades dobram, mas temos a certeza que contamos com judocas muito bem preparados e com a humildade necessária para chegar ao topo do pódio”, acredita o técnico da Kiai, e coordenador de equipes da Federação Gaúcha de Judô, Douglas Potrich. Sua associação tem quatro atletas convocados: Giovani Góes, Brener Marcon, Paula Leboutte e José Lucas Clossi.