O Brasil terá representantes nas 14 categorias nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, em outubro.. Com 14 medalhas (quatro ouros, cinco pratas e cinco bronzes) no Campeonato Pan-Americano, também em Guadalajara, o pais, além de ser o único a ter subido ao pódio em todas as categorias, levou o titulo geral masculino, vice no feminino e somou pontos no ranking continental que classifica os dez países mais bem classificados para os Jogos. Na competição por equipes, o Brasil foi campeão no masculino e no feminino.
• Confira os resultados completos do Pan
Na competição individual, realizada na sexta-feira e no sábado, os ouros foram de Felipe Kitadai (60 kg), Leandro Cunha (66 kg), Bruno Mendonça (73 kg) e Leandro Guilheiro (8 1kg). As pratas vieram com Leonardo Leite (100 kg), Rafael Silva (+100kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70 kg) e Mayra Aguiar (78 kg). Rodrigo Luna (90 kg), Taciana Lima (48 kg), Erika Miranda (52 kg), Rafaela Silva (57 kg) e Maria Suellen Altheman (+78 kg) ficaram com o bronze.
Um dos últimos reforços da Sogipa para o ciclo olímpico, Felipe Kitadai comemorou o título, que foi o seu primeiro desde que treina no Rio Grande do Sul. “É muito gratificante sentir que estou evoluindo e que todo esforço valeu à pena. Há dois anos, no meu primeiro Pan, fiquei sem medalha. Ano passado fui terceiro, perdendo para o mexicano de quem ganhei esse ano na decisão. Ele era o atual campeão e o homem a ser batido”, afirmou. Com a vitória, ele somou 180 pontos no ranking mundial – a prata rendeu 108 e o bronze, 72.
Mayra Aguiar não levou o ouro. Ela acabou sendo superada por Kayla Harrison, sua algoz no Mundial do ano passado. Apesar da derrota, a gaúcha preferiu olhar a sua participação pelo lado positivo: “Lutamos muito no último ano. Às vezes ela leva a melhor, às vezes eu. Infelizmente não veio o resultado que eu queria. Mas, por outro lado, fiquei feliz de ter conquistado pontos para o ranking mundial”, disse ela, que é uma das cinco melhores judocas do planeta na categoria meio pesado, conforme o ranking da FIJ.