Após o primeiro dia de competições do Campeonato Pan-Americano, em Guadalajara, chega a vez de Taciana Lima e Felipe Kitadai tentarem o pódio no México. Eles competem neste sábado, um dia depois de Rodrigo Luna, Maria Portela e Mayra Aguiar conquistarem medalhas para o Brasil.
No peso ligeiro feminino, Taciana inicia a sua participação contra Luz Adiela Alvarez, da Colômbia. Por sua vez, no ligeiro masculino, Kitadai começa de bye, aguardando o vencedor da luta entre o venezuelano José Salinas e o guatemalteco Douglas Arévalo.
Como incentivo à vitória, o Pan-Americano rende pontos no ranking da Federação Internacional de Judô – que é o critério de classificação aos Jogos Olímpicos-2012. A medalha de ouro no torneio,renderá 180 pontos. A prata vale 108 pontos e o bronze, 72.
Além disso, a competição vale pontos em outro ranking, o continental. Esse definirá os participantes nas 14 categorias nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011. O evento deste fim de semana usa as mesmas instalações e organização dos Jogos Pan-Americanos.
Além do quinteto do RS, o Brasil é representado no Pan-Americano por Erika Miranda, Rafaela Silva, Mariana Silva e Maria Suellen Altheman; Leandro Cunha, Bruno Mendonça, Leandro Guilheiro, Leonardo Leite e Rafael Silva. Todos voltam a competir no domingo, durante o torneio por equipes.
O site www.ippon.org acompanhará o Pan-Americano em tempo real.
As chaves do Campeonato Pan-Americano 2011