O Campeonato Pan-Americano de Guadalajara começa nesta sexta-feira para três judocas do Rio Grande do Sul. Rodrigo Luna, Maria Portela e Mayra Aguiar sobem nos tatames mexicanos em busca de medalhas, da vaga para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos e de pontos no ranking mundial. No sábado, será a vez de Taciana Lima e Felipe Kitadai entrarem em ação.
As chaves do torneio, que é evento-teste para os Jogos Pan-Americanos 2011, foram definidas no final da tarde dessa quinta-feira (clique no link abaixo e confira a programação). De bye, Rodrigo Luna aguarda o vencedor da luta entre o norte-americano Aaron Cohen e o canadense Alexandre Emond. Maria Portela, também de bye, começa contra Lisbeth León, do México, ou Kelita Zupancic, do Canadá. Mayra Aguiar terá de enfrentar a mexicana Sandra Zavala na estreia.
No sábado, Felipe Kitadai inicia de bye, aguardando o vencedor do combate entre o venezuelano José Salinas e o guatemalteco Douglas Arévalo. Já Taciana Lima inicia a sua trajetória contra Luz Adiela Alvarez, da Colômbia. Todos voltam a competir no domingo, durante o torneio por equipes.
A competição vale pontos no ranking continental, que definirá os participantes nas 14 categorias nos Jogos. O Campeonato Pan-Americano usará as mesmas instalações e organização dos Jogos Pan-Americanos. A Confederação Brasileira de Judô está aproveitando a oportunidade para preparar a estrutura da equipe para competição mais importante das Américas.
Além do quinteto do RS, o Brasil é representado no Pan-Americano por Erika Miranda, Rafaela Silva, Mariana Silva e Maria Suellen Altheman; Leandro Cunha, Bruno Mendonça, Leandro Guilheiro, Leonardo Leite e Rafael Silva.
O site www.ippon.org acompanhará o Pan-Americano em tempo real.
As chaves do Campeonato Pan-Americano 2011