Tendo como maior atração o bicampeão mundial João Derly, que volta a competir oficialmente após pouco mais de um ano, uma delegação com nove atletas do Estado participa neste sábado da segunda fase da seletiva nacional, em Vitória, no Espírito Santo. A disputa definirá os representantes da Seleção Brasileira de judô nas competições restantes da temporada – a última para conseguir pontos no ranking mundial, que é critério para classificação olímpica.
Recuperado de lesão, Derly retorna aos tatames justamente no evento o qual se lesionou, em dezembro de 2009. Com poucas semanas de treino desde seu retorno, ele lamenta a falta de ritmo, mas garante a motivação: “A cada treino, sinto que estou evoluindo”, conta. O treinador, e diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, se apega no histórico do seu atleta: “Não é à toa que ele é bicampeão do mundo”.
Além de Derly, que luta no peso leve (73 kg), Diego Santos (60 kg), Moacir Mendes Junior (73 kg), Renan Nunes (100 kg) e Walter Santos (+100 kg); Manoela Braga (63 kg), Maria Portela (70 kg) Natália Bordignon (70 kg) e Rochele Nunes (+78 kg) lutarão no Espírito Santo por uma vaga permanente na Seleção Brasileira, que já conta com as gaúchas Mayra Aguiar e Taciana Lima, além de Felipe Kitadai, da Sogipa, com lugares assegurados, devido aos resultados em 2010.
A seletiva nacional terá a participação de 45 atletas. Os dois melhores em cada uma das 14 categorias – ou os que estiverem dentro da lista de classificados para os Jogos Olímpicos de Londres-2012 – receberão investimento maior da Confederação Brasileira de Judô ao longo da temporada. Os dois restantes integrarão a equipe do País no Grand Slam do Rio de Janeiro e na Copa do Mundo de São Paulo, torneios que contam ponto no ranking olímpico.
Confira os atletas convocados para a seletiva:
60kg
Breno Alves (SP)
Daniel Moraes (MG)
Diego Santos (RS)
66kg
Alex Wilian Pombo (MG)
Charles Chibana (SP)
Luis Revite (SP)
73kg
Marcelo Contini (SP)
Leonardo Ferreira Luz (SP)
João Derly (RS)
Moacir Mendes Jr (RS)
81kg
Felipe Costa (SP)
Rodrigo Rocha (RJ)
90kg
Bruno Felipe C. Ferreira (RJ)
Felipe Cesar Oliveira (SP)
100kg
Alex Aguiar (SP)
Renan Nunes (RS)
+100kg
Walter Santos (RS)
Leandro Gonçalves (SP)
Luiz Eduardo Carmo (SP)
48kg
Cristiane Pereira (RJ)
Nathália Brigida (MG)
Daniela Polzin (RJ)
52kg
Andressa Fernandes (SP)
Eleudis Valentim (SP)
Milena Mendes (SP)
Raquel Lopes (RJ)
57kg
Ketleyn Quadros (MG)
Giullia Penalber (RJ)
Mariana Barros (SP)
Flávia Rodrigues (SP)
63kg
Camila Minakawa (SP)
Katherine Campos (RJ)
Manoela Braga (RS)
70kg
Maria Portela (RS)
Helena Romanelli (MG)
Nadia Merli (SP)
Glaucia Lima (SP)
Natália Bordginon (RS)
78kg
Déborah Almeida (RJ)
Rosangela Moraes (SC)
Samanta Soares (SP)
+78kg
Rochele Nunes (RS)
Aline Puglia (SP)
Claudirene Cesar (SP)
Priscila Marques(SP)