A Federação Internacional de Judô divulgou a atualização do ranking mundial da modalidade, após a realiação de três eventos na Europa, onde Maria Portela e Taciana Lima conquistaram uma medalha cada. A dupla gaúcha somou pontos e cresceu na relação, que é critério de classificação aos Jogos de Londres. Taciana agora é a 22ª no peso ligeiro e Portela, a 26ª no médio.
Com 314 pontos, Taciana entrou na quota olímpica. Ela, porém, não é a número 1 do Brasil, pois está atrás de Sarah Menezes, que ocupa a quarta colocação. No peso médio, Maria Portela soma 274 pontos. Sem ter vaga garantida aos Jogos Olímpicos, ela, hoje, carimbaria seu passaporte através dos critérios de classificação da Pan-América. Se a Olimpíada fosse agora, o Brasil teria representantes em todas as categorias.
Depois das três etapas do circuito mundial na Europa – Copas do Mundo de Oberwart e Praga além do Grand Prix de Düsseldorf – Taciana e Portela rumam a Guayaquil, no Equador. Lá, elas disputarão o Campeonato Sul-Americano e a Copa Pan-Americana de 4 a 6 de março. Junto a elas, outro representante do judô gaúcho estará na luta por medalhas, Rodrigo Luna.