A equipe que representou o Rio Grande do Sul na modalidade de judô nas Olimpíadas Escolares encerrou a sua participação com quatro medalhas. Organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o evento reúne mais de 3, 8 mil alunos-atletas de 15 a 17 anos e se estende até o próximo dia 12, em Goiânia, mas as lutas de judô terminaram na última segunda-feira.
Das medalhas conquistadas pelos judocas gaúchos, duas vieram no sábado, primeiro dia de competições. Vinícius Bandeira, de Passo Fundo, e a porto-alegrense Manoela Braga conquistaram a prata. No domingo, Alessandro Pereira, também da Capital, foi bronze. Na segunda-feira, a seleção feminina subiu no terceiro degrau do pódio na disputa por equipes.
No judô, o Rio Grande do Sul foi representado por 13 atletas de 12 escolas e oito cidades diferentes (Porto Alegre, Canoas, Esteio, São Leopoldo, Santiago, Uruguaiana, Sant’Ana do Livramento e Passo Fundo). Em Goiânia, eles atuaram sob o comando dos professores Iara Cunha e Leandro Freire.
Para o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira, essa diversidade é positiva, pois “mostra que o judô está se desenvolvendo em diferentes regiões do Estado”. “As Olimpíadas são salutares para o desenvolvimento não só do judô, mas do esporte como um todo, em nível escolar”, acredita.
Confira os resultados completos do judô nas Olimpíadas Escolares clicando aqui