Mayra Aguiar é campeã mundial sub-20 de judô! Na sua despedida da competição, a gaúcha faturou o ouro neste domingo, em Agadir, Marrocos. Na grande decisão, ela derrotou a eslovena Ana Velensek por yuko e ficou com o título, que foi o único pódio do Brasil no último dia de lutas do torneio.
A conquista de Mayra, de apenas 19 anos, fez dela uma recordista. Ela é a única judoca no planeta que tem quatro medalhas em Campeonatos Mundiais sub-20: dois bronzes (nas edições de 2006 e 2009), uma prata (2008) e agora o ouro. Ela tornou-se a segunda atleta gaúcha a ser campeã do mundo na categoria, igualando o feito de João Derly, em 2000.
“É a quinta vez que eu tenho esse orgulho”, comemora, emocionado, o treinador de Mayra na Sogipa e diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. Sob seu comando, João Derly conquistou o mundo em três oportunidades – duas pelo sênior (2005 e 2007) e uma no sub-20 – além de Tiago Camilo, campeão mundial em 2007.
Dois ippons e vitória sobre japonesa no caminho ao título
Para chegar ao degrau mais alto do pódio neste domingo, a Mayra subiu no tatame quatro vezes em Agadir. Da estreia até a luta final, ela bateu, respectivamente, a ucraniana Ivanna Makukha, a croata Ivanna Maranic – as duas primeiras por ippon, o golpe perfeito no judô –, a japonesa Misaki Shimoda e, na decisão, a Ana Velensek, da Eslovênia.
“Foi um dos campeonatos que entrei com mais vontade de ganhar, porque era a última chance de conquistar o ouro no sub-20”, contou Mayra, logo depois da vitória. Na véspera, ela já tinha admitido que sentiria falta do clima do torneio: “Confesso que vou ter saudade do sub-20. Aproveitei cada um deles, fiz amigos, viajei, ganhei medalhas. Aqui eu convivo com atletas que tem a mesma idade que eu e isso é muito bom”.
6 respostas
O QUE DIZER NUMA HORA DESTAS. AS PALAVRAS NÃO CONSEGUEM EXPRESSAR O QUE SENTIMOS, TAMANHA É A EMOÇÃO. DIZER QUE JÁ ERA ESPERADO É PRESUNÇÃO POIS NÃO EXISTE COMPETIÇÃO GANHA ANTES. MAS ESTA GURIA É DEMAIS E NÃO EXISTEM ADJETIVOS QUE A DEFINEM. HAJA CORAÇÃO. ELA SUPERA A TUDO.
PARABÉNS AO KIKO, AO ALGERI, AOS FAMILIARES (PRESENÇA IMPORTANTE NESTAS HORAS) E AOS QUE DE UMA FORMA OUTRA, AJUDARAM A CONSTRUIR ESTA CONQUISTA. O MUNDO NÃO É O LIMITE PARA ELA QUE NOS DARÁ MUITO MAIS AINDA.
MATIAS
Parabéns, Mayra ! Você superou o máximo possível !!!! Parabéns ! Muitas felicidades !!
Dá-lhe Mayra, que varredura, heim? Parabéns, continue assim que tá muito bom!!!
abr, jucélia
Querida Mayra,
entra na história como a maior medalhista do mundo em mundiais sub20,é chato ser gaúcho,depois do primeiro campeão mundial (Derly),e a primeira finalista em mundiais(mayra),agora este record mundial…..parabéns Mayra ,tu merece….kiko
Parabéns Mayra é um orgulho para nós termos uma atleta deste nível fico feliz por ter sido teu professor, o futuro te dará mais conquistas com certeza, parabéns.