A judoca Eleudis Valentim (-52kg) conquistou nesta sexta-feira (22), a terceira medalha para o Brasil no Campeonato Mundial Sub 20, em Agadir (MAR). Eleudis ficou com a medalha de prata ao ser superada na decisão pela japonesa Anzu Yamamoto por ippon.
Com o resultado desta sexta-feira, o Brasil soma duas pratas (Eleudis Valentim e Águeda Silva) e um bronze (Nathália Brígida).
Para chegar à decisão, Eleudis fez quatro lutas em Agadir. Na primeira rodada, vitória por yuko sobre a chinesa Li Minting. Depois, somente lutas de tirar o fôlego e testar o coração da torcida brasileira. Na segunda fase, um yuko sobre a húngara Barbara Maros no golden score garantiu a vaga. Nas quartas, vitória no hantei (decisão dos árbitros) sobre a francesa Priscilla Gneto e, na semifinal, um duelo emocionante com a campeã mundial de 2009 Majlinda Kelmendi, de Kosovo. Mais uma vez Eleudis ficou com a vitória somente após a decisão dos árbitros.
Eleudis chegou ao judô através de um projeto social da cidade de Avaré, cidade que fica a 270km da capital paulista. Aos 8 anos Eleudis entrou para o projeto Yama Arashi Crianças e com pouco mais de três meses já começou a conquistar resultados em competições estaduais.
“Quando eu entrei para o judô eu não imagina que um dia seria medalhista num mundial, mas, desde o começo deste ano eu acreditei que seria possível subir no pódio. Não foi a medalha de ouro, mas veio a prata e estou bem satisfeita”, diz a paulista Eleudis Valentim.
Quinto lugar no Campeonato Mundial de 2009, em Paris (FRA), Eleudis acredita que evoluiu nesta temporada.
“Meu judô evoluiu bastante. Graças à Confederação Brasileira de Judô eu tive a oportunidade de treinar na Europa no início do ano e isso foi um diferencial. Essa medalha mostra que estou no caminho certo. O judô é minha vida”, conta Eleudis.
Os brasileiros Vinícius Sakamoto (-66kg) e Lucas Almeida (-73kg) foram eliminados em suas lutas de estreia.
Resultados completos do segundo dia:
-66 kg:
1. Kento Shimizu, JPN
2. Nauryzbek Mailashev, KAZ
3. Yuki Hashiguchi, JPN
3. Rifat Rakhmatullayev, UZB
5. Patrick Gagne, CAN
5. Arsen Tolasov, RUS
7. Kherlen Ganbold, MGL
7. Houcem Khalfaoui, TUN
-73 kg:
1. Alexander Wieczerzak, GER
2. Hannes Conrad, GER
3. Aslan Lappinagov, RUS
3. Zebeda Rekhviashvili, GEO
5. Hamza Barhoumi, TUN
5. Yuki Nishiyama, JPN
7. Arman Makhambetov, KAZ
7. Serikbol Nuralin, KAZ
-52 kg:
1. Anzu Yamamoto, JPN
2. Eleudis Valemtim, BRA
3. Priscilla Gneto, FRA
3. Tugba Zehir, TUR
5. Larisa Florian, ROU
5. Majlinda Kelmendi, IJF
7. Darya Predeina, RUS
7. Eteri Sekhniashvili, RUS
-57 kg:
1. Helene Receveaux, FRA
2. Rachelle Plas, FRA
3. Ivelina Ilieva, BUL
3. Terumi Kaneko, JPN
5. Nazlican Ozerler, TUR
5. Pari Surakatova, RUS
7. Nora Gjakova, IJF
7. Zamira Kudusheva, KAZ