A Sogipa anunciou, nesta quinta-feira, o lançamento do Projeto Olímpico voltado para os Jogos de Los Angeles, em 2028. O clube estabeleceu como meta classificar seis atletas, de pelo menos duas modalidades, e conquistar duas medalhas olímpicas nos Estados Unidos. Para tanto, pretende captar R$ 4,4 milhões por meio de leis de incentivo federais e estaduais, além de patrocínios.
Quatro serão as modalidades contempladas: atletismo, ginástica artística, judô e tênis de mesa. O evento contou com a presença de representantes das empresas patrocinadores, de integrantes da diretoria sogipana, além de atletas e treinadores do clube.
“Nosso clube tem uma história que inspira. Nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, conquistamos sete medalhas, um feito que muito nos orgulha e nos coloca entre as grandes potências esportivas do país. Mas é fundamental lembrar que essas conquistas só foram possíveis graças a uma combinação única de fatores”, afirmou o presidente Adílio Schneider Finger, em sua fala, referindo-se à tradição esportiva da Sogipa, à capacidade dos treinadores e dos atletas e também ao apoio das empresas patrocinadores.
O evento também contou com a participação de atletas que representaram o clube em Olimpíadas, como Almir Júnior (salto triplo), Rafael Macedo, Ketleyn Quadros, Daniel Cargnin e Leonardo Gonçalves (todos do judô), além de promessas para o futuro, como Victória Strassburger, do tênis de mesa.
A história olímpica da Sogipa já soma sete medalhas, todas no judô. Entre os medalhistas estão Tiago Camilo (2008), Mayra Aguiar (2012, 2016 e 2021), Daniel Cargnin (2021), Felipe Kitadai (2012) e o quarteto que integrou a conquista por equipes em 2024: Rafael Macedo, Ketleyn Quadros, Daniel Cargnin e Leonardo Gonçalves.
O Projeto Olímpico Sogipa conta com o patrocínio do Banrisul e da Oi, além do apoio do Pró-Esporte-RS (LIE) e do Governo do Rio Grande do Sul, Sulgás, Panfácil e Dorf Ketal. Além disso, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, recebe apoio do Zaffari, Alibem Alimentos, CMPC, Fitesa, Grupo Savar, Crown Embalagens, Grupo Iesa e Agrofel, com suporte adicional do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) na formação de atletas.