Brasil começa Mundial sub-21 com medalha de bronze

A primeira medalha brasileira no Campeonato Mundial Sub-21 de Judô saiu pelas mãos de Clarice Ribeiro (48kg). Nesta quarta-feira, em Dushanbe, ela venceu a húngara Szabina Szeleczki na decisão do bronze para ficar com o seu terceiro triunfo em mundiais da base, depois de conquistar dois ouros no Sub-18 em 2023 e 2024.

Clarice estreou com vitória por imobilização sobre Dilara Kandymova, do Turcomenistão, pela segunda rodada. Em seguida, venceu a marroquina Nohade Riadi por ippon em luta válida pelas oitavas de final.

O único revés do dia veio nas quartas, no ippon da japonesa Sachiyo Yoshino, que viria a ser vice-campeã da categoria posteriormente. Precisando vencer a repescagem para chegar à disputa do bronze, a brasileira teria pela frente a britânica Summer Shaw, mas a adversária recebeu hansoku-make na luta anterior e foi desclassificada da competição.

Sendo assim, já na luta decisiva, Clarice enfrentou Szeleczki e não deu chances à húngara. Ainda no primeiro minuto de luta, anotou um waza-ari e, exatamente um minuto depois, conseguiu nova projeção dada pela arbitragem de vídeo, encerrando a disputa. O bronze foi sua primeira medalha em um Mundial Sub-21, já na primeira participação na competição, mas a terceira em mundiais da base.

Em 2023, quando ainda competia pelo 44kg, Clarice foi campeã mundial sub-18. Já neste ano, pelo 48kg, uma categoria acima, ela repetiu o feito e se igualou à Sarah Menezes como as únicas judocas brasileiras com dois ouros em mundiais da base.

Rafaela Rodrigues também disputa bronze, mas fica em quinto

O Brasil ainda teve outra atleta no bloco final deste primeiro dia de competição. Rafaela Rodrigues (52kg), atual vice-campeã mundial sub-18, chegou até a disputa de bronze do meio-leve feminino, mas ficou em quinto lugar.

Brasil ainda teve outros três judocas em ação

No ligeiro masculino (60kg), Michel Augusto venceu dois combates e caiu nas oitavas de final. Primeiro, ele passou pelo sérvio Marko Jorgic com dois waza-ari e, depois, pelo ucraniano Nazar Viskov com um waza-ari no golden score. No combate seguinte, porém, caiu para o ippon do estadunidense Jonathan Yang, atual campeão mundial sub-18.

No meio-leve masculino (66kg), Iago Oliveira estreou com vitória por ippon sobre o britânico Lewis Fryer, mas foi eliminado na rodada seguinte pelo atleta neutro German Kobets. Já Ronald Lima, na mesma categoria, se despediu da competição na primeira luta, contra o cazeque Magzhan Alzhanov.

Segundo dia de Mundial terá quatro brasileiros

As disputas em Dushanbe seguem nesta quinta-feira (03), com mais quatro representantes do Brasil: Beatriz Comanche (57kg), Bianca Reis (57kg) e Eduarda Bastos (63kg), no feminino, e Guilherme de Oliveira (73kg) no masculino.

O judô gaúcho tem quatro representantes na Seleção. Jessé Barbosa (90kg) será o primeiro a ir para o tatame, na sexta-feira.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *