O judô do Rio Grande do Sul estará representado por 17 atletas no Campeonato Brasileiro sub-21, que ocorre neste fim de semana, na Bahia. Principal evento nacional da categoria, a competição também será a última etapa que distribuirá pontos para o ranking da CBJ da classe, que definirá os participantes do Pan-Americano e do Mundial.
Em solo baiano, a disputa será dividida em dois dias. No sábado ocorrem os confrontos individuais das sete categorias. O domingo está reservado para a competição por equipes mistas, da qual participarão 20 seleções. O RS terá os professores Daniel Pires, Israel Garcia, Leandro Freire e Rafael Garcia como treinadores.
O time masculino do RS terá: Henrique Gusmão (GN União/60kg), Felipe Gusmão (GN União/60kg), Adrian Falcão (GN União/66kg), Claiton Faria (GN União/73kg), Felipe Vaz (GN União/81kg), João Pedro Canello (GN União/90kg), Lucas Viegas (Sogipa/90kg) e Felipe Silva (GN União/100kg).
Já a equipe feminina conta com Maria Antônia Argemi (GN União/48kg), Kailany dos Santos (GN União/52kg), Yasmin Escandiel (GN União/52kg), Beatriz dos Anjos (GN União/57kg), Giovanna Falavena (Sogipa/63kg), Eduarda Silva (Sogipa/70kg), Júlia Ramos (GN União/78kg), Kátia Alves (GN União/+78kg) e Enya Pires (GN União/+78kg).
De acordo com a CBJ, mais de 300 atletas de 26 estados estão inscritos para o Brasileiro sub-21. O Canal Brasil Judô fará as transmissões ao vivo – no sábado, as preliminares iniciam às 9h e, no domingo, às 10h.