Numa atuação conjunta com prefeitura de Campo Bom, a Federação Gaúcha de Judô está ajudando a transformar vidas através do esporte na cidade. Pelo seu quarto ano seguido, aulas da modalidade estão sendo oferecidas pelo município gratuitamente a crianças e jovens entre 6 e 14 anos de idade.
A parceria entre a FGJ e a prefeitura de Campo Bom oferece as aulas desde 2022. As inscrições para a turma de 2025 seguem abertas e podem ser feitas online, a partir deste link. Os treinamentos ocorrem todas as quintas-feiras, no ginásio municipal.
Sensei do grupo, o professor Eduardo Ferreira testemunha a disposição da turma. “Nosso objetivo é dar oportunidade para que as crianças possam fazer um esporte diferente do habitual delas, que é o judô”, conta. “E eles têm gostado. Dos atuais 20 inscritos, 15 participam assiduamente”, afirmou.
“O esporte transforma vidas, e estamos, junto com a Federação, oferecendo mais um espaço para dar essa oportunidade pra eles”, enfatizou o professor.
Além das aulas, os jovens atletas têm a possibilidade de participar de competições, ainda que, conforme frisa o professor, não seja este o foco principal do projeto. “Essa é uma oportunidade de integração”, destaca ele, que já conduziu o grupo de Campo Bom ao circuito interno da Gaba, filiada à FGJ, em São Leopoldo.
Outro incentivo do projeto em Campo Bom é o ambiente familiar que está se criando, segundo observou o professor. “Na medida do possível sempre há pelo menos um familiar assistindo a aula. Quando a família incentiva e apoia, a prática do esporte se torna mais fácil”, disse ele, que também exaltou a parceria com a prefeitura municipal: “A prefeitura abriu o espaço e nos fornece grande apoio, o que é muito importante para nós”.
