O município de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, vai ser uma das capitais do judô neste fim de semana. A cidade receberá quase 700 atletas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, que disputarão o Campeonato Brasileiro Regional V. O torneio vale pontos no ranqueamento que define vagas na Seleção Brasileira.
A competição ocorrerá na Unilasalle e as lutas ocorrem no sábado e no domingo, sempre com previsão de início para as 9h. A programação completa está disponível neste link – jornalistas interessados em cobrir o evento precisam efetuar o credenciamento..
O Rio Grande do Sul contará com uma delegação com quase 150 atletas. O grupo, que participou de seletivas realizadas em fevereiro, é formado por judocas de 34 equipes diferentes filiadas à Federação Gaúcha de Judô.
Para o presidente da FGJ, Luiz Bayard, o número denota uma massificação do esporte no Rio Grande do Sul. “Essa unidade sempre foi algo que buscamos. O judô gaúcho é muito forte, mas ele não se resume a uma ou duas cidades. Temos atletas do interior que estão participando desse circuito de grandes torneios com cada vez mais frequência”, comentou.

O Brasileiro Regional é organizado pela Confederação Brasileira de Judô. Ocorre simultaneamente em outras quatro regiões do país, agrupando por estados. “É uma oportunidade, em especial para os atletas da casa, como é nosso caso neste ano, de vivenciar eventos de magnitude maior”, observa Bayard.
“Será também aqui que judocas, em especial da base, podem somar seus primeiros pontos para irem abrindo portas da Seleção Brasileira e à disputa de eventos internacionais ainda neste ano. Muitas carreiras consolidadas começam com conquistas nos Brasileiros Regionais”, complementa o dirigente.
A escolha da sede no Rio Grande do Sul ocorreu no início deste ano e, em seguida, foi definida a sede. “A Federação está se esforçando ao máximo para proporcionar a melhor acolhida aos nossos coirmãos catarinenses, paranaenses e paulistas”, garante Bayard.