Rafael Macedo conquista o bronze no Grand Slam de Tbilisi

O judô sogipano terminou o Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia, conquistando uma medalha de bronze. Neste domingo, último dia de competição, o medalhista olímpico por equipes em Paris-2024 Rafael Macedo fez ótima campanha com três vitórias e ficou com a medalha de bronze do peso médio masculino (90kg). Esse foi o primeiro pódio dele em 2025, e veio através de uma motivação muito especial.

“Gosto muito de lutar na Geórgia, em um torneio que já fui campeão. Estou muito feliz, principalmente porque recentemente recebi a notícia de que vou ser pai. Então, foi um combustível a mais para a luta, uma motivação a mais. Dedico essa medalha a minha esposa Manu e ao nosso bebê que está na barriga dela”, comemorou o brasileiro.

Macedo foi um dos cabeças de chave da categoria e folgou na primeira rodada, estreando direto nas oitavas de final contra o mongol Munkhbayar Battogtokh. A luta não deu maiores complicações ao brasileiro, e ele conseguiu um ippon com menos de dois minutos no placar.

Já nas quartas, veio o único revés do dia contra o francês Alexis Mathieu, que mais tarde viria a conquistar a medalha de prata. Macedo caiu em waza-ari em um contra-golpe e, mesmo tentando reverter o placar, não conseguiu e precisou ir à repescagem para ainda sonhar com a medalha de bronze. Nesta fase, uma nova vitória veio. Outra vez mostrando sua variação de técnicas, ele conseguiu marcar o ippon contra o sérvio Islam Sogenov e avançou à sua primeira disputa de medalha do ano.

Na decisão, enfrentou o holandês Mark Van Dijk, que mais cedo surpreendeu a torcida georgiana ao eliminar na primeira rodada o atleta da casa Luka Maisuradze, número 3 do mundo e campeão mundial em 2023. Macedo, porém, entrou motivado e, no golden score, conseguiu um belo ippon para confirmar a vitória.

Na competição, os também sogipanos Leonardo Gonçalves (100kg) e Jéssica Lima (57kg) chegaram a avançar ao bloco final, mas terminaram na sétima colocação. Ketleyn Quadros (63kg) parou logo na estreia.

Além do bronze de Macedo, o Brasil faturou no Grand Slam de Tashkent a prata, com Michel Augusto (60kg).

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *