Maria Portela é efetivada como técnica da Seleção Brasileira sub-18

A gerente-geral da Federação Gaúcha de Judô, Maria Portela, foi confirmada como nova técnica da Seleção Brasileira sub-18. O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Judô, que também confirmou o nome da ex-sogipana Érika Miranda como treinadora da equipe sub-21 do Brasil. A estreia oficial delas já tem data: o próximo fim de semana, na Thuringia Cup, na Alemanha.

A iniciativa faz parte do projeto Liderança e Atuação da Mulher no Judô, idealizado pela CBJ e recentemente aprovado pelo Comitê Olímpico do Brasil, e visa ampliar a participação feminina em posições de liderança no judô brasileiro. As duas ficarão à frente das equipes em ações internacionais da temporada 2025.

“A CBJ e o judô brasileiro ganham muita qualidade técnica com a chegada da Erika e da Maria. Ambas têm trajetórias exemplares na Seleção Brasileira e essa experiência será fundamental para o desenvolvimento dos nossos jovens atletas. Estamos comprometidos com a qualificação e criação de mais oportunidades para treinadoras de judô, e esse projeto reflete o caminho que desejamos seguir”, disse Paulo Wanderley Teixeira, presidente da CBJ.

Com participação em três edições dos Jogos Olímpicos e aposentada das competições desde 2022, Portela estreou como treinadora da Seleção Brasileira Juvenil em 2024, por meio do Programa de Capacitação e Integração de Técnicos (ProCIT). A convite da CBJ, ela fez parte da comissão técnica da Copa Europeia de Porec e do Campeonato Mundial Sub-18, onde o judô brasileiro conquistou seu melhor resultado da história. Por sua vez, Érika, depois de se despedir dos tatames, foi treinadora da equipe feminina da Alemanha nos últimos três anos, onde ajudou a consolidar nomes de destaque do país no Circuito Mundial, como as gêmeas Mascha e Seija Ballhaus.

Na Thuringia Cup da Alemanha, onde as duas vão estrear comandando 51 atletas brasileiras. A competição é exclusivamente feminina, e anualmente costuma reunir as principais potências do judô mundial. Em paralelo à ação feminina, a equipe masculina do Brasil vai lutar o International Masters de Bremen, também na Alemanha, no sábado, com os judocas da classe juvenil, e no domingo, com o júnior. Cerca de 80 pessoas, entre atletas e comissão técnica, vão compor a delegação brasileira na cidade.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *