Duas semanas depois do pódio em Paris, o sogipano Leonardo Gonçalves faturou o seu segundo pódio em Grand Slam na temporada. Agora, ele levou a prata em Baku, acumulando mais 700 pontos no ranking mundial, o que deverá lhe colocar no top-5 do peso 100kg – atualmente, Leo é o sexto colocado.
Na capital do Azerbaijão, Leonardo estreou direto nas quartas de final, quando superou Mukhamed-Ali Mataev, que luta sob a bandeira da FIJ. Na semi, outro confronto com representante da FIJ, Niiaz Bilalov, e nova vitória do sogipano. O embalo foi quebrado pelo japonês Dota Arai, que venceu a final.
“Foi uma sequência de dois Grand Slams seguidos. É cansativo, mas valeu a pena”, comentou Leo, já com a medalha no peito. “Avalio que foram duas finais. Infelizmente o ouro não veio, mas estar no pódio, entre os melhores, é algo muito importante para dar sequência ao trabalho.”

Além de Leonardo, o brasileiro Marcelo Fronckowiak também levou a prata em Baku neste domingo, na categoria 90kg, a mesma do sogipano Rafael Macedo, que foi eliminado logo na estreia. Na véspera, o judô gaúcho também tinha sido representado por Aléxia Castilhos (70kg), que despediu oitavas de final. Na sexta, Jéssica Lima (57kg), da Sogipa, terminou na quinta colocação.
O próximo compromisso da Seleção Brasileira de Judô será no Grand Slam de Tashkent, entre 28 de fevereiro e 2 de março. Parte da equipe que lutou no Grand Slam de Baku vai permanecer no Azerbaijão para um treinamento de campo, embarcando direto para o Uzbequistão em seguida. A convocação oficial será divulgada pela CBJ em breve.