A temporada 2025 começou agitada dentro e fora dos tatames no Rio Grande do Sul. Ao longo de pouco mais de 24 horas, três eventos organizados pela Federação Gaúcha de Judô deram mostra que uma temporada bastante produtiva está por se iniciar. Entre auditório, arquibancada e tatame cheios, centenas de pessoas acompanharam a Reunião Técnica, o Credenciamento Técnico e a Copa Osório.
O primeiro encontro ocorreu na sexta, com a Reunião Técnica, na qual o gerente de alto rendimento da CBJ, Marcelo Theotônio, tratou sobre o ciclo olímpico de Los Angeles-2028 aos professores gaúchos. O grupo também contou com palestras do diretor técnico da FGJ, Douglas Potrich, do presidente do TJD, Leonardo Culau, e dos senseis Alexandre Vanin e Ricardo Borges sobre o Manual do Candidato deste ano.
Na manhã seguinte, a FGJ realizou a maior edição do Credenciamento Técnico feito até hoje, no Campus Litoral Norte, em Osório. Com a presença do professor André Lopes, mais de 250 pessoas acompanharam uma conversa sobre o treinamento infantil. Passada a palestra, foi a vez de cerca de 450 atletas competirem no primeiro evento de 2025, dominado pelo judô canoense.
“Iniciamos 2025 com tudo e isso nos deixa ainda mais motivados”, destacou o presidente da FGJ, Luiz Bayard. “Promovemos um intercâmbio de alta qualidade na Reunião e no Credenciamento Técnico e ficamos muito satisfeitos com a resposta em forma dos espaços lotados. São cenas que mostram que o judô gaúcho está focado em seu aprimoramento para alcançar ainda mais conquistas.”
O dirigente também agradeceu pessoalmente ao presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, pela parceria que viabilizou a participação do sensei Theotônio ao evento no Rio Grande do Sul. “Foi uma ótima participação, que garantiu uma excelente palestra aos nossos treinadores e treinadoras no estado”, comentou.
Após a estreia da temporada, o Circuito de Copas será retomado com dois eventos em fevereiro, nos dias 15 e 22. As duas competições definirão os integrantes da Seleção Gaúcha que lutará no Campeonato Brasileiro Regional, agendado para março.