O judô gaúcho volta ao Litoral Norte para encerrar a sua temporada de competições neste sábado. A competição vai reunir os oito melhores colocados no ranking estadual da Federação Gaúcha de Judô. Até a tarde desta quinta, cerca de 150 atletas de 25 clubes já haviam efetuado a sua inscrição no torneio, que segue os moldes do Masters da Federação Internacional de Judô.
A competição tem início marcado para as 8h30 no Ginásio Esportivo Rutílio Kestering. A entrada é franca.
O ranking estadual é formado com base nos resultados alcançados pelos judocas ao longo do Circuito de Copas, além de uma parte da pontuação obtida na temporada passada. “É uma premiação à regularidade, para aquele atleta que busca os resultados ao longo do ano”, definiu o presidente da FGJ, Luiz Bayard.
Ao longo de 2024, mesmo com a enchente que fez com que os eventos fossem suspensos por mais de dois meses, a FGJ realizou 11 competições que contaram pontuação. Além disso, também houve três etapas regionais no circuito, destinadas a atletas de Porto Alegre; da Região Metropolitana, Serra e Litoral; e ao Interior.
“Foi um ano particularmente de muitos desafios, mas creio que conseguimos superar. Naturalmente tivemos muitos filiados e entidades afetadas pela enchente, que foi um momento de muita tristeza para todo o estado. Ainda assim, festejamos bons resultados em nível nacional e internacional”, comentou Bayard.
Encerrado o Master, a FGJ terá apenas mais um evento em 2024, porém não uma competição: o Bonenkai, que é a tradicional festa de confraternização do fim do ano, que será em Canoas.