O judô gaúcho estará presente nos Jogos da Juventude, que neste ano serão disputados em João Pessoa, na Paraíba. O evento multiesportivo terá sua abertura oficial nesta quarta-feira. Cerca de 4 mil atletas de até 17 anos devem participar dos Jogos, que têm programação até o dia 28 de novembro.
Comandada pelos professores Daniel Pires e Giovane Góes, a equipe de judô do Rio Grande do Sul contará com 14 representantes. A modalidade estreia na quinta-feira e terá programação até sábado, quando ocorrem as disputas das equipes mistas – na qual o RS foi campeão em 2022. O grupo gaúcho tem representantes de sete filiadas à Federação Gaúcha de Judô: Sogipa, Kiai, GN União, Bilhar, Fusegi, Holstein e Assonaju.
A chegada na Paraíba, nesta terça, é o fim de uma espera de dois meses, quando a equipe do RS foi definida. Na quinta, vão para o tatame os pesos 40kg, 44kg, 48kg e 52kg feminino; e 55kg, 60kg e 66kg masculino. Os demais competem na sexta no individual.
O RS terá como representantes: Ana Valentina Borela (44kg/Bilhar), Sara Mendes (48kg/Sogipa), Nicoly de Souza (52kg/Bilhar), Valentina Camargo (57kg/GN União), Anna Júlia Sperling (63kg/Fusegi), Isabelly Holstein (70kg/Holstein) e Luiz Patrocínio (+70kg/GN União); Gabriel Gnoatto (50kg/Sogipa), Leonardo Martins (55kg/Sogipa), João Marcelo Machado (60kg/Sogipa), João Pedro Medeiros (66kg/Kiai), Matheus Lima (73kg/Kiai), Nicollas da Rosa (81kg/Sogipa) e Juan Cardoso (90kg/Assonaju).