O sensei Alexandre Vanin, um dos vice-presidentes da Federação Gaúcha de Judô, foi promovido ao terceiro dan com certificação do Instituto Kodokan, o berço do judô. O dirigente tornou-se o primeiro gaúcho a alcançar esta graduação, confirmada no último dia 10 de abril.
O processo até a certificação, porém, começou antes. Junto a outros 20 nomes, Vanin foi indicado pelo Conselho de Graduação da CBJ, viabilizando sua participação no curso com os representantes da Kodokan. As aulas e os exames ocorreram 1º e 3 de março, em São Paulo. Na ocasião, estiveram presentes na comissão de avaliação os professores diretores da Kodokan, senseis Matsui Isao (presidente da Comissão de graus) e Shoshida Kenichi (diretor internacional), juntamente com o Brazilian Kodokan Committee.
Após a primeira aprovação, as fichas de avaliação dos exames e os documentos dos candidatos foram submetidos à análise e nova avaliação por membros da Kodokan, em Tóquio, no Japão. O resultado final saiu nesta semana, com o desfecho positivo ao sensei gaúcho: “Informamos que Alexandre Vanin cumpriu todos os requisitos estabelecidos pela Kodokan Institute (JPN) e foi promovido ao terceiro dan”.
Vanin destacou “a honra e o privilégio de integrar seleto grupo de judocas brasileiros com a certificação da Kodokan” e agradeceu alunos, colegas e senseis.