Com atletas do RS, CBJ anuncia primeiros convocados para Paris-2024

O judô gaúcho já tem passaporte carimbado para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Quatro atletas da Sogipa foram confirmados na equipe que representará o Brasil: Daniel Cargnin (-73kg), Rafael Macedo (-90kg), Mayra Aguiar (-78kg) e Leonardo Gonçalves (-100kg). A convocação ocorreu nesta quinta-feira e contou com outros seis nomes: Willian Lima (66kg), Guilherme Schimidt (81kg) e Rafael Silva (+100kg); Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg) e Beatriz Souza (+78kg).

As demais categorias (48kg, 63kg, 70kg e 60kg), cujos atletas brasileiros ainda estão fora da zona de ranqueamento ou com disputas internas, serão anunciadas em outro momento. O ranking olímpico se encerra no dia 25 junho, data limite para a classificação final aos Jogos de Paris. Nesta faixa, o judô gaúcho ainda pode emplacar mais uma atleta, Ketleyn Quadros, no 63kg.

“É uma satisfação estar aqui. Se eu fosse resumir esta convocação em duas palavras, seria convicção e esperança. Esperança no trabalho e que em Paris a gente consiga ter um resultado especial”, disse Kiko Pereira, técnico da da Sogipa e da seleção masculina do Brasil.

A partir de agora, o grupo foca seus treinamentos visando exclusivamente os Jogos, após um período intenso de torneios na Europa. A Olimpíada de Paris ocorrerá entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.

O judô é o esporte que mais trouxe medalhas olímpicas para o Brasil na história dos Jogos. São 24 pódios – 4 ouros, 3 pratas e 17 bronzes. Há dez Jogos Olímpicos consecutivos a modalidade sobe ao pódio – de Los Angeles 1984 a Tóquio 2020. A primeira foi o bronze de Chiaki Ishii, em Munique 1972.

O judô gaúcho contribuiu com seis bronzes à estatística brasileira. O primeiro foi com Tiago Camilo, em Pequim-2008, seguido de Felipe Kitadai, em Londres-2012. Recordista brasileira de pódios olímpicos em modalidades individuais, Mayra Aguiar foi para o pódio em Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020 – nesta edição, Daniel Cargnin também faturou o seu bronze.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *