Três sogipanos vão pisar em solo olímpico, a 175 dias da abertura dos Jogos de 2024. Ketleyn Quadros (57kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg) integram a Seleção Brasileira que competirá no Grand Slam de Paris, que ocorre entre esta sexta-feira e domingo.
O torneio, que vale mil pontos no ranking mundial, já é por si só um dos mais tradicionais do calendário internacional. Em 2024, ganha ainda mais charme por ser uma verdadeira prévia da próxima Olimpíada, que começa no fim de julho.
Em meio a mais de 600 atletas de 110 países, o Brasil participa com 21 judocas, mesclando sua equipe titular com jovens promessas. “Essa competição tem uma importância enorme, os maiores atletas do mundo estão aqui, os mais bem ranqueados estão aqui. Então será uma competição muito difícil. É um dos Grand Slam mais tradicionais e competitivos que tem no calendário mundial”, salientou o técnico gaúcho Antônio Carlos Pereira, o Kiko, que comanda a seleção masculina.
Dentre os sogipanos, Ketleyn é a primeira a ir ao tatame, no sábado. A brasileira enfrenta a eslovena Andreja Leski. Rafael e Leo lutam no domingo. Rafael estreia contra Abdoulaye Millimno, da Guiné, enquanto Leonardo encara Boris Georgiev, da Bulgária, em seu primeiro confronto.
As preliminares iniciam às 4h e as finais começam às 13h, sempre pelo horário de Brasília. A judotv.com transmite todo o evento, qenquanto o Canal Olímpico Brasil passará as finais.