O judô gaúcho participou em peso do Encontro Nacional do Judô, realizado pela CBJ em Pindamonhaga, interior de São Paulo. Ao todo, o evento reuniu mais de centenas de pessoas, promovendo dois dias homenagens, promoções, palestras e debates sobre o futuro da modalidade no Brasil.
Para o presidente da Federação Gaúcha de Judô, o evento serviu como uma grande oportunidade para reflexão sobre o judô brasileiro. “Foi um momento importante para que pudéssemos fazer algumas análises, além de traçar reflexões sobre o que projetamos para a nossa modalidade”, destacou.
Em nome dos presidentes de federações, Bayard – juntamente com os presidentes da Federação do Espírito Santo, Márcio Almeida, e Euder Lima (FSJ), entregou à direção da CBJ uma carta de sugestões para melhorar o desenvolvimento do judô em nível nacional, que posteriormente serão debatidas.
A programação do evento contou com momentos para kodanshas e árbitros. A FGJ colaborou com os custos dos representantes gaúchos. Os senseis Alexandre Velly Nunes, Fernando Brito Kuse, João Osório Ribeiro e Luiz Moraes participaram do encontro de kodanshas, e também prestigiaram a promoção de 70 kodanshas nesta quinta-feira.
Os professores Alexandre Vain, André Garcia, Leonardo Culau, Luciano dos Santos, Matheus Cunha Lima, Osvino Gonçalves, Renata Moreira e Roberson dos Passos foram os representantes gaúchos no Seminário de Arbitragem.
“Sem dúvida foi um evento muito interessante a todos, parabenizamos a CBJ pela iniciativa, que certamente dialoga com o melhor que queremos para o judô brasileiro”, destacou Bayard, que exaltou o reconhecimento do evento por parte de autoridades internacionais do judô como o presidente da FIJ, Marius Vizer, e da Confederação Pan-Americana de Judô, Carlos Zegarra, que enviaram mensagens aos judocas brasileiros na ocasião.
Brasileiro de veteranos
Encerrando a programação do encontro, ocorre entre esta sexta-feira e domingo o Campeonato Brasileiro de veteranos. O judô gaúcho participará com 19 representantes:
Acima de M6
João Osório Marques Ribeiro -M9 MASCULINO MÉDIO (-90kg)
José Newton Rodrigues de Vargas – M7 MASCULINO MEIO-LEVE (-66kg)
Adilson Vaqueiro Oliveira -M6 MASCULINO LEVE (-73kg)
M1, M2 e M3
Jonatan Machado dos Santos – M1 MASCULINO MÉDIO (-90kg)
Victor Frederico Beust da Silva – M2 MASCULINO LEVE (-73kg)
Nelson Alexandre Kretzmann Filho – M2 MASCULINO LEVE (-73kg)
Davi Homero Machado – M2 MASCULINO MÉDIO (-90kg)
Fábio Junior Vargas Garcia – M2 MASCULINO PESADO (+100kg)
Willians Andrades Costa – M3 MASCULINO MEIO-MÉDIO (-81kg)
Wagner Luiz Porto Feijó – M3 MASCULINO MEIO-MÉDIO (-81kg)
Jamil Silva Brites -M3 MASCULINO MÉDIO (-90kg)
M4 e M5 e Feminino
Gabrielle Cogo de Almeida – F3 FEMININO MEIO-MÉDIO (-57kg)
Eliane Pintanel Teixeira Prondzynski -F6 FEMININO MÉDIO (-70kg)
Alessandro Luis de Castro Borges – M4 MASCULINO MEIO-LEVE (-66kg)
Clodoaldo Felix Rodrigues – M4 MASCULINO LEVE (-73kg)
Marcio Conceição de Moraes -M4 MASCULINO MEIO-MÉDIO (-81kg))
Eduardo Kappel – M4 MASCULINO MÉDIO (-90kg))
Paulo Sergio de Oliveira -M5 MASCULINO MEIO-LEVE (-66kg)
Valdecir Marcelo Schossler -M5 MASCULINO MÉDIO (-90kg)