O judô gaúcho colaborou com sete medalhas para o Rio Grande do Sul nos Jogos da Juventude, que terminaram oficialmente neste sábado. A competição multidesportiva reuniu mais de 4 mil atletas, que disputaram 15 modalidades, em Aracaju, capital de Sergipe.
Na reta final do programa, o judô teve suas lutas realizadas entre quinta-feira e sábado. E já no embalo do feriadão farroupilha, os atletas do RS fizeram bonito. Na disputa individual, foram seis pódios, com destaque para Vitor Fagundes, recém vindo do Mundial sub-21. O peso pesado garantiu o ouro em sua categoria.
O sétimo e mais emocionante veio no último dia, na disputa por equipes. “Passamos por estados fortes, passando por Paraná nas quartas e fazendo 5 a 0 em São Paulo na semi”, destacou a sensei Rafaela Nitz, uma das treinadoras da equipe, ao lado de Leandro Freire. “A final foi bem emocionante contra o Distrito Federal”, complementou.
“Isso é fruto de todo o trabalho que vem sendo feito nesta nova gestão e nos clubes também”, concluiu ela. “Essa geração promete para o futuro.”
Emocioando, o professor Leandro Freire fez coro à colega: “É uma conquista que representa muito para nós, para essa garotada”, festejou.
Os Jogos da Juventude 2022 foram uma realização do Comitê Olímpico do Brasil, com apoio do governo de Sergipe. As próximas edições dos Jogos já estão confirmadas e serão realizadas nas cidades de Ribeirão Preto (2023), interior de São Paulo, e Blumenau (2024), em Santa Catarina.
MEDALHAS DO JUDÔ GAÚCHO NOS JOGOS DA JUVENTUDE:
OURO: Vitor Fagundes (+100kg) e equipe mista
PRATA: Giovanna Falavena (63kg)
BRONZE: Yago Pereira (55kg), Claiton Faria (66kg), Ryan de Almeida (73kg) e Maria Argemi (48kg)