Foi um Grand Slam daqueles para o Brasil. Com uma equipe numerosa e forte, a Seleção conquistou seis medalhas em Antalya, na Turquia, encerrando como uma das melhores equipes da competição – a terceira no quadro geral de medalhas e segundo lugar no naipe masculino, cuja seleção é comandada pelo professor Antônio Carlos Pereira, o Kiko. Ao todo foram cinco medalhas colocadas na mala.
Guilherme Schimidt (81kg) foi o principal destaque entre os brasileiros, com o título do Grand Slam. Willian Lima (66kg) ficou com a prata. O judô gaúcho contribuiu com três bronzes para a campanha, conquistados por Jéssica Lima (57kg), Maria Portela (70kg) e Rafael Macedo (90kg).
Primeira medalha de Jéssica, evolução de Portela e volta de Macedo
Além de ótima, a campanha do Brasil foi regular, com os atletas indo para o pódio do primeiro ao terceiro dia. E na data de estreia, foi a vez de Jéssica Couto conhecer o pódio de um Grand Slam, após uma campanha memorável, concluída com uma vitória sobre a medalhista olímpica Telma Monteiro, de Portugal.
No sábado, foi a vez de Maria Portela levar o Brasil ao pódio. A gaúcha chegou às semifinais, quando foi superada pela austríaca Bernardette Graf. Na volta, porém, Portela derrotou a jovem britânica Kelly Petersen Pollard, com um waza-ari, e ficou com o bronze, sua segunda medalha no circuito internacional deste ano.
Portela, que está na trilha para tentar disputar a sua quarta edição dos Jogos Olímpicos, enalteceu a importância dos treinamentos para este resultado: “Estou muito feliz com a minha evolução e com tudo o que tenho aprendido. Com certeza me traz mais confiança e a certeza de que o trabalho está dando certo”, afirmou. “Vou com todas as forças para o Pan-Americano para tentar mais uma medalha.”
No domingo, Rafael Macedo mostrou que também está no caminho da evolução. Com grandes atuações, o sogipano só parou na semifinal Mas não perdeu o embalo e, na disputa pelo bronze, impôs-se ante o canadense Louis Krieber Gagnon para colocar no peito sua primeira medalha nesta temporada.
No retorno, Mayra fica em sétimo
Também integrantes do grupo, os sogipanos Daniel Cargnin (73kg), Aléxia Castilhos (63kg) e Marcelo Gomes (90kg) não avançaram à disputa por medalhas. As medalhistas olímpicas Ketleyn Quadros (63kg) e Mayra Aguiar (78kg) – que voltou a lutar após os Jogos de Tóquio – terminaram na sétima colocação.
O próximo desafio da Seleção Brasileira é o Campeonato Pan-Americano.