O judô brasileiro retorna ao tatame do Circuito Mundial IJF a partir desta quinta-feira, para a disputa do Grand Slam de Tel Aviv, em Israel. A competição será dividida em três dias: quinta, sexta e sábado. Para a terceira saída do ano, a CBJ convocou 17 judocas, em sua maioria, atletas que não disputaram as duas primeiras competições do ano (Portugal e Paris).
O judô gaúcho tem dois representantes na disputa: Ketleyn Quadros (63kg) e Marcelo Gomes (90kg). A dupla da Sogipa luta na sexta e no sábado, respectivamente. Enquanto a medalhista olímpica estreia de bye, aguardando a adversária entre Adelina Novitzki (ISR) e Nadia Simeoli (ITA), Marcelo encara Yersultan Muzapparov (KAZ) em se primeiro combate.
“É a nossa terceira participação no circuito mundial. Ainda estamos num processo de experimentação dos atletas, dando ritmo a eles”, observou o técnico da equipe masculina do Brasil, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “A Ketleyn entra como cabeça de chave número 2 e o Marcelo pegou uma chave bem complicada. Mas agora o importante é o processo, o trabalho e sua continuidade. Essas competições servem para o crescimento e o amadurecimento de muitos”, observou o sensei. “Esse é o caminho.”
Além deles, a equipe feminina conta com Natasha Ferreira (48kg), Thayane Lemos (57kg), Rafaela Silva (57kg), Tamires Crude (63kg), Luana Carvalho (70kg), Beatriz Souza (+78kg) e Camila Yamakawa (+78kg). Já entre os homens, o Brasil contará com Ryan Conceição (60kg), Willian Lima (66kg), Eric Takabatake (66kg), Jeferson Santos (73kg), Vinícius Panini (81kg), William Souza Jr (100kg), João Cesarino (+100kg) e Rafael Silva (+100kg).
Pelo horário de Brasília, as preliminares iniciam às 6h e as finais começam às 12h. O site da FIJ transmite o Grand Slam de Tel Aviv ao vivo.