Cinco professores do Rio Grande do Sul embarcam nesta semana para Anápolis, em Goiás, para participar do 1º Exame Nacional de Juízes de Kata, realizado pela Coordenação Nacional de Kata, da CBJ. A ação conta com um apoio inédito da Federação Gaúcha de Judô, que arcou com todos os custos relativos à inscrição e hospedagem do grupo. O objetivo é a qualificação e desenvolvimento técnico em todas as vertentes do judô.
João Osório Marques, Eliane Pintanel, Matheus Cunha Lima, Roberson dos Passos e Alexandre Vanin participarão de um curso de padronização nacional de avaliação e julgamento dos Kata. Após o exame, será formado o quadro de juízes no Brasil de: Nage-No-Kata, Katame-No-Kata, Ju-No-Kata, Kime-No-Kata e Kodokan-Goshin-Jutsu. Em Goiás, o grupo terá três dias de atividades, entre sexta-feira e domingo.
Em 2019, os professores participaram em 2019 de curso de aperfeiçoamento do novo método avaliativo definido pela Federação Internacional de Judô e que será colocado em prática agora pela CBJ.