O judô gaúcho iniciou 2022 com um lugar no pódio. Maria Portela faturou a medalha de bronze no Grand Prix de Almada, em Portugal, somando os primeiros pontos no ranking olímpico nesta temporada. Na véspera, Rafaela Silva havia conquistado o ouro, no que foi o melhor resultado do Brasil na competição. A Seleção Brasileira de judô volta aos tatames em fevereiro, no Grand Slam de Paris.
Portela chegou à medalha por meio da repescagem. Na luta decisiva, venceu a sul-coreana Heenju Han. “Uma alegria que transborda e uma gratidão por tudo que tenho vivenciado”, festejou a gaúcha ao comentar sobre a conquista.
A sogipana Jessica Lima (57kg) não teve a mesma sorte contra outra sul-coreana, Jaeryeong Kim, e acabou se despedindo em sua estreia na competição. No 63kg, Alexia Castilhos também não avançou à disputa por medalhas, ao ser superada pela croata Katarina Kristo.
No masculino, Daniel Cargnin iniciou sua trajetória no peso leve. O medalhista olímpico, porém, caiu no primeiro combate. Rafael Macedo, no 90kg, parou nas oitavas de final.
Além dos dois pódios, o Brasil teve Guilherme Schimidt (81kg) em quinto lugar, e Amanda Lima (48kg) e Rafael Buzacarini (100kg) em sétimo.