Após quase oito anos, o judô gaúcho voltou com tudo ao Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre. Após esse hiato sem competições, a Federação Gaúcha de Judô realizou dois eventos em um só fim de semana. No sábado, os veteranos foram aos tatames montados na estrutura para o primeiro treino presencial voltado à classe neste ano. No dia seguinte, foi a vez da seletiva sênior ser realizada.
Prestigiada pelos atletas olímpicos Mayra Aguiar, Maria Portela, Ketleyn Quadros e Rafael Macedo, além do bicampeão mundial João Derly, a seletiva definiu os representantes do RS para o Campeonato Brasileiro da categoria, que será em novembro. As 14 vagas foram preenchidas por judocas de Sogipa e GN União.
“Tivemos um evento muito importante para a nossa federação, com atletas de renome em cima do tatame, além da presença dos atletas olímpicos, que abrilhantaram a disputa”, observou o presidente da FGJ, Luiz Bayard. “Acredito que formamos a melhor seleção para representar as cores do Rio Grande do Sul no Brasileiro sênior.”
Bayard destacou também a volta do judô ao Tesourinha: “Agradecemos a parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, que vem nos auxiliando no retorno, cedendo espaço importante, que é o Tesourinha”.
Os vencedores da seletiva deste domingo foram: Henrique Gusmão (60kg/GN União), Gabriel Genro (66kg/Sogipa), David Lima (73/Sogipa), João Pedro Macedo (81/Sogipa), Marcelo Gomes (90/Sogipa), Leonardo Lopes (100/Sogipa), Leonardo Gonçalves (+100/Sogipa); Maria Antônia Argemi (48/GN União), Nathália Brígida (52/Sogipa), Jéssica Lima (57/Sogipa), Ryanne Lima (63/Sogipa), Nathália Parisoto (78/GN União) e Júlia Vaz Rosa (+78kg/GN União).
Brasileiro será em novembro
O Brasileiro sênior 2021 ocorrerá ainda em um contexto de retomada das competições nacionais. As lutas serão em duas datas, 22 e 27 de novembro, em Pindamonhangaba. Todos os envolvidos no evento precisarão ser testados e serão inseridos em uma bolha de proteção contra a Covid-19.