Domingo é dia de dar um primeiro passo neste início de ciclo olímpico. A Federação Gaúcha de Judô realiza, no Ginásio Tesourinha, a seletiva que irá definir a equipe do Rio Grande do Sul para o Campeonato Brasileiro sênior.
“Esta seletiva é muito importante, porque é uma porta de entrada a disputa nacional que pode levar posteriormente às competições internacionais, que é onde se garante pontos no ranking olímpico”, explica o presidente da FGJ, Luiz Bayard, destacando que o ciclo olímpico até Paris será mais curto que o habitual.
Ao todo, 64 judocas estarão disputando as 14 vagas da Seleção Gaúcha sênior. “Tivemos um treinamento e seletiva em alto nível recentemente, nesses primeiros eventos presenciais. Num ano com poucas oportunidades para competir, tenho certeza que todos darão o seu máximo no tatame”, ressalta Bayard.
Brasileiro será em novembro
O Brasileiro sênior ocorrerá ainda em um contexto de retomada das competições nacionais. As lutas serão em duas datas, 22 e 27 de novembro, em Pindamonhangaba. Todos os envolvidos no evento precisarão ser testados e serão inseridos em uma bolha de proteção contra a Covid-19.