Ainda no clima olímpico e cercado de cuidados e protocolos de segurança – incluindo a testagem de todos os presentes – a Federação Gaúcha de Judô realizou neste fim de semana, em Santa Maria, o primeiro treinamento de campo deste ano. Em verdade, o primeiro em quase um ano e meio, em razão da pandemia do coronavírus.
“Foi uma ação organizada pela direção técnica da FGJ e foi muito positiva, pois serviu como base e parâmetro para os eventos presenciais”, destacou o presidente da FGJ, Luiz Bayard.
Participaram deste primeiro treinamento atletas das categorias sub-18, sub-21 e sub-23 do interior gaúcho. Para ingressar no local dos treinos, todos tiveram que passar por um teste de antígeno, para evitar qualquer risco de transmissão e contágio da Covid-19. Conforme previsto, com o negativo do teste, todos deveriam permanecer no local. Quem saísse, abandonaria a atividade.
Em Santa Maria, os participantes foram divididos em dois grupos para os treinos, que ocorreram no Avenida Tênis Clube e na Socepe: “Com toda a segurança, demos a oportunidade dos atletas terem um treinamento com judocas com outros clubes, algo que fazia muito tempo que não acontecia”, concluiu.
Ainda em agosto, a FGJ realizará um novo treinamento de campo, dessa vez em Porto Alegre. Em outubro, a FGJ prevê realizar um treinamento para os veteranos, ainda em local a definir. O evento competitivo que deve marcar a volta dos judocas aos tatames gaúchos está previsto para os dias 25 e 26 de setembro, o Open RS.