Os Jogos Escolares da Juventude terão duas cidades-sede inéditas em 2020. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu que Aracaju (SE) e Gramado (RS) abrigarão a maior competição estudantil do país no próximo ano. Enquanto a capital sergipana receberá a etapa Regional Azul (equipes do Nordeste) entre os dias 11 e 15 de setembro, o município gaúcho abrigará a Regional Amarela (Sul, Sudeste, Goiás e Mato Grosso do Sul), de 20 e 24 de setembro.
“As opções por Aracaju e Gramado se basearam principalmente em três pilares de avaliação: a qualidade das instalações esportivas, a capacidade e o custo da rede hoteleira e o apoio governamental. Esses são requisitos fundamentais para a nossa tomada de decisão”, explicou Kenji Saito, gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, que, ao lado do presidente Paulo Wanderley Teixeira, recebeu em Blumenau o Secretário de Esportes da Prefeitura de Gramado, Jacó Felipe, e a Superintendente Especial de Esportes do Governo de Sergipe, Mariana Dantas.
Bicampeão mundial de judô e secretário estadual do esporte, João Derly, também acompanhou a escolha, divulgada em Blumenau, onde ocorre a edição deste ano.
Serra pode receber etapa nacional em 2020
Com isso, ficam faltando as definições da etapa Regional Verde (Norte, Mato Grosso e Distrito Federal), de 2 a 6 de setembro, e da Nacional, que acontece no mês de novembro. Três cidades já manifestaram interesse de forma pública em receber o evento: Bento Gonçalves (RS), Brasília (DF) e Blumenau (SC), que já abriga a edição deste ano.
Outra novidade prevista para 2020 é a entrada da ginástica artística (12 a 14 anos) e do taekwondo (15 a 17 anos) no programa dos Jogos Escolares da Juventude, que passarão a abrigar competições de 16 modalidades esportivas. Desde 2018, os Jogos Escolares são disputados em novo formato, com três etapas regionais, destinadas à classificação das modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo cerca de 5.000 atletas, de 12 a 17 anos, dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Anualmente, a competição escolar atrai mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais.