A vida nem sempre apresentou facilidades, mas Elisandro Vargas Bernardes também nunca foi de desistir diante das dificuldades. Devido a uma má formação congênita, ele precisa de uma prótese para caminhar. Algo que não o impediu de chegar à faixa preta, no fim do ano passado. E de agora de difundir o judô na Restinga, o bairro mais populoso de Porto Alegre.
Morador da Restinga há quase três décadas, Elisandro está dando aulas no projeto “Caminhos para o amanhã JudôTinga”. Lá, ele ministra aulas às quartas e sábados. Trata-se de uma iniciativa que leva o esporte a cerca de 40 crianças.
Para ele, é uma forma de retribuir a ajuda que um dia ganhou. “Sou de família humilde e não tinha condições de comprar a minha prótese e os amigos da família sempre realizavam festas, galetos para conseguir fundos para comprar minha prótese. Como não posso retribuir esse favor, criei este projeto social para a criançada do bairro”, revela. “Acredito que estou retribuindo.”
Em breve, a partir de 5 de outubro, ele também dará aulas no Cecores, onde espera levar o esporte para 60 crianças, em duas turmas. E ainda há a expectativa de dar mais aulas no bairro. “Tenho o objetivo de difundir o judô na comunidade”, diz ele. “E quem sabe encontrar novos campeões mundiais e olímpicos.”
Trajetória de quase dez anos no judô
Bernardes iniciou no judô em 2010, ao unir o sonho de praticar uma arte marcial com a necessidade de praticar um esporte para combater um problema de saúde – diabetes, no caso dele. “Ao subir no tatame para competir vi que ali é meu lugar e minha paixão, e não parei mais”, conta.
Já em sua primeira competição, quando tinha apenas cinco meses no esporte, alcançou um terceiro lugar, o que lhe confirmou a paixão pela modalidade. Foi convidado a integrar a pré-equipe do GN União e muitos treinos, superação e competições depois, graduou-se faixa preta no fim de 2018.
Atualmente, Bernardes é atleta paralímpico do clube, treinando com os senseis Rafael Garcia, Leandro Freire e a Carla Oliveira.
Para mais informações sobre as aulas de judô na Restinga, o professor atende pelo telefone 51-9818.67031 ou nos e-mails elisandrosurf@yahoo.com.br ou ascapajudo@gmail.com.
Uma resposta
Parabéns pela iniciativa
Sucesso sempre