O gaúcho Daniel Cargnin venceu duas lutas no Campeonato Mundial, mas ficou nas oitavas de final e não chegou a disputar medalhas em Tóquio. Ele, que chegou ao Japão em nono lugar no ranking mundial, somou mais 320 pontos.
Daniel disputou a categoria com maior número de atletas no Mundial – 92 competidores. Para chegar à disputa por medalhas, ele deveria vencer três combates. As duas primeiras ele conseguiu: superou o turco Sinan Sindal com vitória por ippon e, em seguida, bateu o búlgaro Bozhidar Temelkov, com um waza-ari no golden score. Ele parou, no entanto, no ucraniano Bogdan Iadov.
“É o momento de fazer uma análise crítica, não só desse lance, mas de toda a competição, trabalhar, corrigir e seguir em frente”, avaliou Cargnin.
Também nesta segunda, Larissa Pimenta (52kg) estreou em Mundiais. Ela venceu o primeiro combate, mas foi superada no segundo, contra Uta Abe, que logo depois tornou-se bicampeã mundial. Na mesma categoria, Eleudis Valentim caiu na estreia.
O Campeonato Mundial de Judô continua nesta terça-feira, terceiro dia de disputas na Nippon Budokan. A única brasileira no tatame será a campeã olímpica Rafaela Silva (57kg). As preliminares começam às 22h desta segunda-feira, 26, e as finais serão a partir das 7h de terça-feira, no horário de Brasília.