O judoca Anderson Wassian da Silva (66kg), da Esefid/Ufrgs, foi convocado para disputar os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. A competição ocorre logo após o Pan, entre 23 de agosto e 1º de setembro.
Hoje com 20 anos, ele foi classificado como deficiente visual em 2010, e começou a praticar o esporte paralímpico três anos mais tarde. Em 2014, foi apresentado ao judô pelo professor de educação física, motivado pelo seu encanto por artes marciais, e, desde então, pratica a modalidade. Sua maior conquista é a medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em 2017.
Anderson será o único gaúcho na equipe brasileira, que contará com 13 judocas do Parapan. Além dele, o Rio Grande do Sul terá outros seis para-atletas na delegação. Eles serão homenageados na sexta-feira pelo governo do Estado, por iniciativa do secretário de Esporte, João Derly.
Ao todo, o Brasil terá 512 representantes no evento. O grupo buscará, pela quarta vez consecutiva, terminar o Parapan na liderança do quadro de medalhas. O embarque para capital peruana será dividido em cinco grupos, do dia 17 a 23 de agosto.