O sensei Felipe Parisoto, responsável técnico pelo judô no campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), representou o judô gaúcho no curso de Instrutor da IJF Academy. As aulas práticas ocorreram ao longo da semana passada, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo.
Inédito no Brasil, o curso de Instrutor da IJF Academy contou com 32 professores e 16 árbitros ao todo. “O curso no Brasil foi uma surpresa para todos. Nós estávamos preparados para ir para qualquer país da América Latina, como foi nos últimos anos. Essa parceria da IJF Academy com a CBJ acabou sendo muito bom para nós”, comentou ele.
O módulo Instrutor destina-se a auxiliar treinadores de judô para um trabalho eficaz com atletas jovens e iniciantes, que competem, sobretudo, em nível nacional. O programa engloba disciplinas teóricas, habilidades práticas de treinador e oferece mecanismos para que os técnicos continuem aprendendo.
Parisoto considerou as aulas muito desafiadoras, além de produtivas. “Foram só pessoas de elite que nos deram esse treinamento”, apontou. “Muitos que estavam lá eram técnicos e não atletas. Além disso, o sensei Minakawa pediu para um número significativo de árbitros participassem desta semana para entender as técnicas”, acrescentou. “Foi uma semana bastante exaustiva. Tanto física quanto psicologicamente.”
O resultado, porém, foi alcançado. “Consegui mais de 75% em todas as avaliações e posso realizar o nível 2. Só que um dos pré-requisitos é ser ni dan, então terei de esperar um pouquinho”, comentou. “Assim que fizer meus exames, quero fazer o próximo nível, porque sei sei que vai acrescentar muito o judô da minha equipe e, quando convidado pela FGJ, vai ser uma honra colaborar com o Estado”, acenou ele, que concluiu: “Esse curso é muito enriquecedor”.
A previsão da IJF Academy é abrir uma nova turma para o nível Instrutor em fevereiro de 2020. A CBJ divulgará em seu site oficial os critérios de participação e o período de inscrição quando aberto. O curso é gratuito e as despesas de hospedagem e alimentação são financiadas por meio do programa Solidariedade Olímpica. do Comitê Olímpico Internacional. Para mais informações, acesse o site da IJF Academy.