O judô brasileiro disputou neste final de semana a Copa Pan-Americana, último evento qualificatório para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 que distribuiu até 200 pontos no ranking continental. Ao final dos dois dias de combates na Cidade do Panamá, a equipe brasileira fechou a disputa com sete pódios: três ouros, duas pratas e dois bronzes.
Os ouros vieram com dois dos novatos da equipe, o ligeiro Renan Torres (60kg), de 20 anos, e o leve Jeferson Santos Júnior (73kg), o Juninho Bomba, também de 20 anos, além da meio-médio Alexia Castilhos (63kg), que também garantiu o primeiro lugar. A gaúcha derrotou Agustina de Lucia (ARG) e Anriquelis Barrios (VEN) para conquistar o ouro e os 200 pontos no ranking pan-americano.
A sogipana Nathália Brígida (48kg) também chegou à final de sua categoria, mas parou na cubana Vanesa Godines, nas punições. David Lima (73kg) foi para o pódio receber a prata, igualmente.
Os bronzes vieram com Lincoln Neves, também no 73kg, e com Ellen Santana (70kg), única a lutar neste domingo. Ela derrotou Xsara Falconi, do Peru, na disputa de terceiro, enquanto Lincoln passou por Bradley Langlois, do Canadá, algoz do brasileiro Alex Pombo (73kg) na primeira rodada.