O judô gaúcho ajudou a Seleção Brasileira a ficar no top-5 do Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia. Com três medalhas de sogipanos, a equipe do Brasil foi ao pódio – ao todo, em seis oportunidades, com um ouro, duas pratas e três bronzes.
Maria Portela (70kg) e Mayra Aguiar (78kg) chegaram à final e conquistaram a prata. Rafael Macedo (90kg) foi ao pódio pela primeira vez na temporada ao recber o bronze. A competição, que iniciou na sexta-feira, terminou neste domingo e reuniu quase 400 atletas.
No sábado, Maria Portela foi para o tatame em quatro oportunidades. Parou só no duelo com a número 1 do mundo, Marie Eve Gahie, na final. No dia seguinte, Mayra chegou a sua terceira final seguida de Grand Slam. Dessa vez, porém, o ouro escapou.
Quem acabou campeã neste domingo foi a pesado Maria Suelen Altheman (+78kg). Também no pesado, David Moura e Rafael Silva conquistaram o bronze.
Rafael Macedo, no 90kg, faturou o bronze e somou seus primeiros pontos no ranking mundial. Em quatro confrontos, ele venceu três, parando na semifinal e, em seguida, recuperando-se com vitória sobre Jesper Smink, da Holanda.
Muito feliz pelas 3 medalhas da equipe Oi SOGIPA Banrisul Zaffari Sulgas @mayraaguiarjudo e @MahPortela Prata e @rafaaelmacedo Bronze no Grand Slam da Rússia !
Rumo Tokyo 2020!— Kiko (@kikorsjudo) 17 de março de 2019
Daniel Cargnin fica em sétimo
O judô gaúcho teve oito atletas convocados para a Seleção. No primeiro dia, Nathália Brígida (48kg) caiu logo na estreia, enquanto Daniel Cargnin (66kg) terminou na sétima colocação. No sábado, além de Portela, Aléxia Castilhos e Ketleyn Quadros lutaram no 63kg, mas não avançaram à disputa por medalhas. Domingo foi vez de Leonardo Gonçalves (100kg) venceu o primeiro combate, porém foi eliminado na sequência.