Mais uma edição do Grand Slam de Paris vai ocorrer neste fim de semana. Neste ano, a Seleção Brasileira será representada exclusivamente por uma equipe formada por mulheres. E esta equipe terá as sogipanas Nathália Brígida (48kg), Aléxia Castilhos (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg) e Mayra Aguiar (78kg).
A desejada medalha de ouro do evento rende preciosos mil pontos no ranking mundial. E Mayra Aguiar vai atrás de sua terceira glória nos tatames franceses. Lá, no Palácio de Bercy, ela foi campeã em 2012 e 2016, sendo até hoje a única brasileira bicampeã da competição.
“Estou me sentindo bem, preparada. Essas competições de início de temporada são muito duras, mas também são quase que um treinamento. É observar como estamos indo e ajustar ao longo das competições”, observa Mayra. Atualmente a número 8 do ranking mundial, a gaúcha luta no domingo, segundo e último dia de disputas.
Além das sogipanas, também foram convocadas Sarah Menezes (48kg), Eleudis Valentim (52kg), Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Tamires Crude (57kg), Ellen Santana (70kg), Samanta Soares (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg).
Mais de 600 judocas de 98 países estarão em ação no Palácio de Bercy neste final de semana. Entre eles, diversos medalhistas olímpicos e mundiais como a tricampeã mundial Clarisse Agbegnegnou (63kg), que lidera a seleção anfitriã, e um esquadrão de 23 japoneses, com Ami Kondo (48kg), Hifume Abe (66kg), Naohisa Takato (60kg), Soichi Hashimoto (73kg), além dos principais judocas de potências como Alemanha, Cuba, Rússia, Azerbaijão, Kosovo, Geórgia, Hungria, Israel, Mongólia, Holanda, Coreia do Sul, entre outros.
Os duelos das categorias 48kg, 52kg, 57kg, 63kg, 60kg, 66kg e 73kg ocorrem no sábado. As demais lutas serão no domingo. As preliminares começarão às 7h e as disputas por medalhas serão a partir das 14h, no horário de Brasília, e o site ippon.tv transmitirá ao vivo.