O Exército Brasileiro oferece a oportunidade para que novos desportistas brasileiros sejam incorporados ao seu Programa de Atletas de Alto Rendimento. O judô é uma das modalidades contempladas com vagas para as categorias meio-leve (66 kg), leve (73 kg) e meio-médio (81 kg). Os interessados em participar do processo deverão se inscrever no período de 19 a 30 de novembro. Mais informações estão disponíveis no site da Comissão de Desportos do Exército ou pelo e-mail cde.brasil@gmail.com.
Além do judô, o edital também prevê vagas nas modalidades de atletismo, boxe, esgrima, futebol, hipismo, maratona aquática, natação, orientação, paraquedismo, pentatlo militar, triatlo, vôlei de praia e voleibol. A seleção inclui avaliação curricular, entrevista, inspeção de saúde e exame físico. O candidato que estiver apto à vaga integrará a Força Terrestre com a patente de 3º sargento temporário.
O Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Exército Brasileiro foi criado em 2009, consolidando um programa piloto que era conduzido pela Comissão de Desportos do Exército. O Brasil é o atual campeão mundial militar e vários judocas destaques do país já integraram as fileiras do Exército, como Luciano Côrrea, Henrique Guimarães, Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Leandro Cunha, Felipe Kitadai e Fúlvio Miyata. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, todos os atletas da seleção masculina eram militares do Exército Brasileiro.
O objetivo do PAAR é fortalecer a equipe da Força Terrestre e a Seleção Militar brasileira em eventos esportivos de alto nível. Os esportistas têm à disposição todos os benefícios da carreira militar, como salários, plano de saúde, férias e assistência médica, incluindo nutricionista e fisioterapeuta, além de disporem de todas as instalações esportivas militares adequadas para treinamento.
Atualmente, 161 militares fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento do Exército Brasileiro, sendo que 26 são judocas. Ao todo 19 modalidades são contempladas pelo programa. Veja aqui a lista completa dos judocas que fazem parte do PAAR atualmente.
Fonte: Comissão de Desportos do Exército