Crianças do bairro Mário Quintana, na Zona Norte de Porto Alegre, têm no judô uma ferramenta de inclusão social. Semanalmente, a comissão técnica do Lindóia Tênis Clube dá aulas no projeto de judô social 1º passo, no Orfanato Lar Esperança. A ação é desenvolvida pela Associação Desportiva Estudantil e Social Porto Alegre (Adespa), presidida pelo sensei Marçal Souza Neto.
Conforme o sensei, o projeto atua na prevenção de drogas, diminuição do índice de reprovação escolar, desenvolvimento da autoconfiança, disciplina e ética entre os jovens, combate ao bullying, integração da família com o esporte, entre outras medidas pedagógicas em prol dos alunos. As aulas atendem a dezenas de crianças no local – uma das áreas mais carentes da Capital.
O projeto está registrado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Porto Alegre (CMDCA) e aprovado junto ao Funcriança. “É algo que atesta a seriedade e credibilidade”, destaca o professor Marçal. “O projeto utiliza exclusivamente o judô como ferramenta de inclusão social.”
Colaborações
O Projeto aceita colaborações para seguir seus trabalhos. Todas as pessoas físicas que recolhem Imposto de Renda e as jurídicas optantes pelo sistema de tributação sobre Lucro Real podem destinar recursos. No caso das físicas ate 6% e para as jurídicas, 1% do IR para o Projeto 1º Passo II – Associação Desportiva Estudantil e Social Porto Alegre – Adespa no site do Funcriança. O prazo é até o dia 28/12/2018
O professor Marçal se dispõe a auxiliar pelo telefone 51-99985.5517 ou pelo e-mail adespa@terra.com.br.